GPL BRASIL
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Honda anunciará fim das operações na F1

2 posters

Go down

Honda anunciará fim das operações na F1 Empty Honda anunciará fim das operações na F1

Post by Fernando Tumushi 4/12/2008, 17:41

"Um anúncio bombástico é esperado para esta sexta-feira (5) no Japão. A Honda deve anunciar o fim de suas operações na F-1, como resultado imediato de dois fatores que aparentemente não têm relação direta, mas acabam funcionando como justificativa diante de seus acionistas: 1) os péssimos resultados nos últimos dois anos na categoria, com ridículos 20 pontos somados apesar dos cerca de US$ 400 milhões gastos por temporada; 2) a crise financeira mundial, que resultou numa forte retração nas vendas da montadora, especialmente no recessivo mercado americano, com queda de 32% nas vendas.

A equipe de F-1, sucessora da BAR, sediada em Brackley, na Inglaterra, não vai necessariamente fechar as portas. Mas, como revelou o site "Grandprix.com" nesta quinta, já há uma frenética atividade no departamento pessoal do time, com muitos de seus funcionários disparando e-mails para outras equipes oferecendo seus préstimos profissionais. Para continuar existindo, a ex-BAR teria de sair atrás de patrocínios para pagar os custos da operação. Ou de um comprador. Nas últimas duas temporadas, a Honda não teve patrocinadores. Correu fazendo campanha ecológica.

A situação do time é parecida com a de Cuba quando da dissolução da URSS. A torneira que despejava milhões de rublos na ilha fechou repentinamente e a pequena nação caribenha teve de se virar com o que tinha em mãos. É mais ou menos esse o clima na fábrica de Brackley. De um dia para o outro, a equipe que hoje se chama Honda e é oficialmente sustentada pela matriz japonesa pode passar a ser membro do cada vez mais enxuto grupo das "independentes" — que hoje, na prática, só tem a Williams. Se continuar na ativa, a "nova Honda" pode até continuar usando os motores japoneses, desde que pague por eles.

O possível anúncio da Honda afeta diretamente dois pilotos brasileiros, que estavam escalados para os testes de Jerez de la Frontera na semana que vem: Bruno Senna e Rubens Barrichello. O recordista de GPs disputados, que teria sua última chance de permanecer na F-1 a partir dos resultados desses treinos, já teria sido avisado pelo time de que sua participação na sessão coletiva foi cancelada. Bruno espera o desenrolar dos acontecimentos, mas por via das dúvidas já reativou seus contatos com a Toro Rosso.

Também no Brasil, a Petrobras, que assinou com a Honda como fornecedora de combustível e patrocinadora para 2009, espera pelo anúncio da montadora para saber que rumo tomar. Caso o desfecho seja o esperado, o fim das operações oficiais da montadora na categoria, o contrato pode ser rescindido.

A F-1 tem hoje apenas dez equipes disputando o Mundial. Começou a temporada com 11, mas antes do GP da Turquia a Super Aguri, que até 2007 era integralmente financiada pela Honda, fechou as portas e teve todos seus equipamentos vendidos, inclusive através de prosaicos leilões no eBay. Se a Honda fechar de vez, serão nove times, 18 carros, no grid do GP da Austrália que abre a temporada do ano que vem."



Fonte: Grande Premio - http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/504001-504500/504207/504207_1.html






Se isso se consolidar, ferrou. A F1 tecnologica corre o risco de ir pro saco, pq se nem as montadoras aguentam mais...

Nesse balaio entra o Barrichello tb, eterno azarado...

E Raul, Julio e Hamilton, podem começar a procurar novas equipes tb.... :} :} :} :}



Edit: PS: Italo, minha tese de estocar comida está ganhando força.... talvez 2 anos seja muito para tal.... iahiuhauuahiuha
Fernando Tumushi
Fernando Tumushi
Campeão Mundial
Campeão Mundial


Back to top Go down

Honda anunciará fim das operações na F1 Empty Re: Honda anunciará fim das operações na F1

Post by tio italo 4/12/2008, 19:51

Que côsa! Primeiro a Audi pulando fora de Le Mans, agora a Honda. 2009 vai ser o ano do horror, putz...
tio italo
tio italo
Vice-campeão mundial
Vice-campeão mundial


Back to top Go down

Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum