GPL BRASIL
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro?

5 posters

Go down

Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro? Empty Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro?

Post by Anderson Lopes 18/6/2009, 21:08

Nossa, estou lombrado, parece que fumei maconha depois de ver essa notícia.

ou pode ser...

Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro? Pegadinhadosergiomalandys2
Anderson Lopes
Anderson Lopes
Vice-campeão mundial
Vice-campeão mundial


Back to top Go down

Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro? Empty Re: Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro?

Post by Onyas Claudio 18/6/2009, 22:56

Como diria um certo risonho apresentador:

"Eu só acreditooo... VEEEENDO!!!"

Acho difícil que aconteça, porque as duas partes sairiam perdendo... MUITO! Mas muito mesmo.

Embora seria divertivo ver Max Mosley e Bernie Ecclestone sem pai e nem mãe.
Onyas Claudio
Onyas Claudio
2º Piloto
2º Piloto


Back to top Go down

Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro? Empty Re: Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro?

Post by Anderson Lopes 18/6/2009, 23:03

É verdade, o max já tem uma experiência em ficar com as calças na mão, não sei o bernie...
Anderson Lopes
Anderson Lopes
Vice-campeão mundial
Vice-campeão mundial


Back to top Go down

Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro? Empty Re: Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro?

Post by Onyas Claudio 18/6/2009, 23:30

gktrainer wrote:É verdade, o max já tem uma experiência em ficar com as calças na mão, não sei o bernie...

HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!! risada rolando

O digníssimo sr. Mosley é até capaz de gostar. banana2
Onyas Claudio
Onyas Claudio
2º Piloto
2º Piloto


Back to top Go down

Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro? Empty Re: Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro?

Post by Anderson Lopes 18/6/2009, 23:35

é, a rapadura é doce mais não é mole não!!!
Anderson Lopes
Anderson Lopes
Vice-campeão mundial
Vice-campeão mundial


Back to top Go down

Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro? Empty Re: Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro?

Post by Thiago Lemos 19/6/2009, 10:37

Pandini wrote:
SOBRE O "RACHA" ENTRE FOTA E FIA



Tempo escasso (pois estou em Curitiba para a disputa das provas 7 e 8
do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil) e, para falar a verdade, paciência
zero para comentar as últimas estripulias de dirigentes e chefes de
equipe da Fórmula 1. A coisa poderia ser resumida da seguinte maneira:
existem duas facções e ambas querem ficar com a maior parte ou, se
possível, com todo o dinheiro gerado pelas operações comerciais e
publicitárias da categoria. Daí essa briga em que ninguém aceita ficar
com 50% dos lucros.

Mas alguns leitores pedem uma opinião mais elaborada, e em respeito a eles
eu a dou. Considero (já escrevi isto algumas vezes, inclusive neste
blogue) que a F1 como conheci morreu no final de 2002, quando a FIA deu
início ao processo de descaracterização da categoria por meio da
mudança em seu regulamento desportivo. Então, não vejo com nenhum pesar
a cisão entre a FIA e o grupo da FOTA, formado por Ferrari, Toyota, BMW
Sauber, Brawn, McLaren, Renault, Red Bull e Toro Rosso. Williams e
Force India assinaram com a FIA, mas nada impede uma eventual mudança
de posição.

As cisões precedentes ("FIA-Mundial de Marcas x Automóvel Clube do
Oeste-24 Horas de Le Mans" e "CART-campeonato da Indy x IRL-500 Milhas
de Indianapolis") mostram que os detentores da prova mais importantes e
tradicionais saíram vitoriosos em seus respectivos confrontos. Vitórias
relativas, é bom que se diga: a Indy reunificada em 2008 tem bem menos
força do que tinha antes de se dividir em dois campeonatos, em 1996. Le
Mans sofreu menos o impacto de ter sido retirada do Mundial de Marcas
entre 1975 e 1979, mas isso porque a FIA foi de uma incompetência
exemplar ao mudar o regulamento técnico da categoria - fez de tal
maneira que o campeonato se esvaziou tão rápido quanto uma bexiga com o
bico aberto.

Usando os exemplos acima, a FOTA com Ferrari e GP de Mônaco tem tudo para se
sobrepôr à F1 da FIA, certo? Vamos com calma. Em 1980, Bernie
Ecclestone representava a FOCA (a FOTA da época) e anunciou a criação
da WFMS (sigla em inglês para Federação Mundial de Esportes a Motor)
como organizadora de um campeonato paralelo ao da FIA, então presidida
por Jean-Marie Balestre. Diferença importante em relação a hoje: a
Ferrari (e também a Renault, na época uma equipe autenticamente
francesa) estavam claramente ao lado da FIA.

A reação de Balestre foi imediata. Ele deixou claro que autódromos,
federações, automóveis clubes, fabricantes e pilotos que prestigiassem
eventos da WFMS perderiam homologações e seriam desfiliados da FIA,
ficando proibidos de participar de qualquer outro campeonato
internacional. Bernie (cujo lugar-tenente nesta briga era, vejam só,
Max Mosley) enfiou a cauda entre as pernas, deixou de lado a WFMS e
tratou de se compor com Balestre, intermediado por Enzo Ferrari.

Continuo tendo certeza de que todas as equipes atuais, as três novas (Campos,
Manor e USF1GP-ou-seja-lá-o-que-for) e talvez mais algumas estarão
juntas na primeira corrida de uma única categoria em 2010.


Fabio Seixas wrote:A mais forte ameaça

A Fota acaba de divulgar comunicado afirmando que não chegou a um acordo
com Mosley, que FIA e FOM estão numa campanha para dividir as equipes e
que não há outra alternativa a não ser retirar as inscrições para o
Mundial de 2010 e "iniciar as preparações para um novo campeonato,
que reflita os valores das participantes e de suas parceiras".

"Este campeonato terá uma administração transparente, um só conjunto de
regras, encorajará novos competidores e ouvirá os desejos dos
torcedores, incluindo ingressos mais baratos mundo afora", diz a nota,
que termina afimando que "os principais pilotos, estrelas, marcas,
patrocinadores, promotores e empresas historicamente associados ao
nível mais alto do automobilismo estarão presentes nesta nova disputa".

Assinam Ferrari, BMW, McLaren, Renault, Toyota, Red Bull, Toro Rosso e Brawn.

É a ameaça mais concreta, mais incisiva, até agora. Mas, creio, ainda uma ameaça.

Enfim, Mosley vai ter que ceder ainda mais. Porque posso quebrar a cara, mas
continuo não acreditando numa nova categoria em 2010...

Ico wrote:

A intransigência dos lados envolvidos nesta briga política acabou rachando a Fórmula 1. O anúncio feito agora pouco pela FOTA da criação de seu próprio campeonato para o ano que vem marca um momento histórico para a categoria. No último "Credencial", já alertava que o clima que eu vi em Istambul deixava a possibilidade dessa cisão no ar. Hoje em Silverstone, conversei com um colega muito bem informado que antevia o racha iminente. Diante de minha preocupação, ele foi direto. “Fique tranqüilo, isto será a melhor coisa que poderia acontecer”. Para ele, a associação das equipes tem força o suficiente para sobreviver sem a chancela do nome F-1, mas contando com as principais estrelas do espetáculo – Fernando Alonso e Felipe Massa, para citar algumas, já disseram que vão correr com elas. Confesso que, depois de engolido o choque inicial com a notícia, começo a achar que ele tem absoluta razão.


Certamente podemos esperar uma reação dura por parte de Bernie Ecclestone e Max Mosley amanhã. Mas a decisão da FOTA, anunciada aos quatro cantos do planeta em papel timbrado, não dá mais para ser revertida. A realidade é esta agora e todos teremos de lidar com ela.


Flavio Gomes wrote:
A F-1 ACABOU (2)

SÃO PAULO (muita calma nessa hora) - Bem, bem, bem. O comunicado da FOTA não dá margens a especulações. Não se trata mais de uma ameaça, mas de uma decisão. Que me surpreende, para ser sincero. Eu achava que no fim das contas Mosley iria vencer, dado o teor da enorme carta divulgada terça-feira, embasando todas suas decisões e acusando diretamente a Ferrari de liderar uma tentativa de levante com claros interesses próprios.

Venceria rachando a FOTA. Mosley não se importaria com deserções da Toyota, da Renault, da BMW Sauber, da Red Bull e da Toro Rosso. Essas ele sempre achou que não têm importância, entram e saem, não são comprometidas com a F-1. Também não se importaria se a Ferrari resolvesse bater o pé. Mas queria atrair Brawn e McLaren. Esta última seria seu grande trunfo para mostrar ao mundo que a Ferrari era a vilã da história.

Contava, para isso, com o pisar em ovos da McLaren desde o caso da espionagem e da mentira de Hamilton em Melbourne. Achava que o time prateado, para evitar problemas, acabaria cedendo, levando junto a Brawn por causa da Mercedes. Além do mais, Ross Brawn não é exatamente o maior amigo de Luca di Montezemolo por conta dos protestos do início do ano em relação aos seus difusores.

Mas talvez Max não considerasse seriamente a possibilidade de um novo campeonato. Com seus times novatos, mais a tradição da Williams, a Force India, a McLaren e a Brawn, daria um pé solene na Ferrari e nas montadoras que tanto abomina.

E não abomina por questões pessoais, aqui vale o parêntese. Há anos Mosley alerta para a instabilidade de uma categoria cujo alicerce são empresas dirigidas por gente que não tem no esporte um fim, mas um meio. Diz ele na carta de terça: “Quando a Honda anunciou sua desistência em dezembro de 2008, já havia feito sua inscrição para 2009 e era contratualmente obrigada a competir. Duas coisas ficaram claras para a FIA. Primeiro, qualquer montadora poderia sair a qualquer momento. E a FIA não teria como recorrer contra essas montadoras, contra a empresa principal, apenas contra as equipes que não teriam patrimônio nenhum, exceto suas dívidas. Segundo, que era muito provável que outras montadoras fizessem o mesmo antes de 2010″.

Segue a FIA, sempre com muita propriedade: “A Renault depende do governo francês. Parece duvidoso que os contribuintes franceses estivessem dispostos a gastar o dinheiro de seus impostos, em quantias tão altas, numa equipe de F-1. As operações da Toyota verificaram perdas pela primeira vez na história e poderia desistir de gastar centenas de milhões numa equipe, enquanto a BMW, que faz enormes sacrifícios para cortar os custos em sua operação fundamental, poderia decidir não gastar pesadamente em seu time”.

“Diante da possibilidade de termos apenas 18 carros no grid em Melbourne e de as coisas piorarem em 2010, a FIA teve de agir. Havia dois passos óbvios. Primeiro, uma aproximação ao sr. Montezemolo para obter dele uma garantia de que as montadoras estariam no grid em 2010 e que a situação da Honda não iria se repetir. Segundo, iniciar conversas com a FOTA na direção de cortar os custos a um ponto que fizesse com que uma eventual saída das montadoras se tornasse improvável, que viabilizasse a existência das equipes independentes e a entrada de novos times.”

Aí seguem várias críticas a Montezemolo. Ele teria prometido as garantias, mas nunca apresentou sequer uma carta das montadoras garantindo seu compromisso com a F-1. “Nem mesmo da companhia dele, a Fiat”, diz a FIA. Depois, na reunião do Conselho Mundial de 17 de março, a Ferrari votou contra o teto orçamentário, mas não contra as liberdades para as equipes que o adotassem. Mais tarde, em outro Conselho Mundial, em 29 de abril, foi votado o regulamento para 2010 em detalhes. Montezemolo não apareceu. Elegeu o presidente da comissão italiana de kart, “Mr. Macaluso”, com uma procuração para votar em nome da Ferrari. Macaluso também não apareceu e participou da reunião por videoconferência. Votou contra as regras (foram dois votos contra), sem justificar o voto.

Veio depois a ação da Ferrari na Justiça francesa, e mais reuniões, e a FOTA empurrando tudo com a barriga, inclusive uma tentativa de esclarecer como seria feito o controle financeiro do teto orçamentário. Max foi ficando de saco cheio.

O presidente da FIA acha que a FOTA quer controlar a grana e as regras. Tem razão, quer mesmo. E argumenta que a F-1 precisa de um órgão regulador imparcial e independente “pela própria natureza do esporte”, porque ele é disputado “por pessoas que querem vencer (literalmente) a qualquer custo”. “Há vários exemplos disso, envolvendo ao menos quatro equipes da FOTA, nos últimos anos”, diz o texto. “Um bom governo não significa que a Ferrari deve governar. (…) A Ferrari é representada no Conselho Mundial desde 1981 e nunca se opôs aos nossos processos ou decisões até abril e maio deste ano.”

Mosley termina sua carta com uma reflexão um pouco mais filosófica sobre a F-1. “A discussão é sobre os princípios da F-1. Sobre liberdade técnica. É o reconhecimento da FIA e de várias equipes de que você pode ter liberdade técnica, liberdade para inovar, ou liberdade para gastar sem limites. Não é possível sustentar as duas coisas. (…) Comparada com as propostas da FOTA, o regulamento de 2010 é muito mais livre. A FOTA propõe não testar, eliminar o KERS, padronizar câmbio, aerodinâmica, limitar o trabalho nas fábricas. Em vez de buscar meios econômicos para fazer coisas inovadoras (que é o espírito da F-1 e o desafio da indústria automobilística), a FOTA quer impor restrições e diminuir os desafios técnicos.”

Mosley tem razão em tudo. O cenário econômico mundial não comporta a gastança da F-1 e as incertezas quanto à participação das montadoras. A Ferrari quer tomar conta de tudo, é o que Max quer dizer. Comprou a briga. Perdeu oito equipes, mas pode ganhar 15. Só que sem McLaren e Brawn, vai ter de ser muito hábil para montar uma nova F-1 que seja atraente para o público e para os parceiros de sempre.

Do outro lado da trincheira, as oito rebeldes também terão dificuldade para montar um grid razoável. Quem vai querer competir com gigantes que gastam o que querem? Quem vai querer colocar um carro na pista para levar ferro das já estabelecidas? E os contratos com os autódromos e com as TVs?

É o maior racha da história da F-1. Por enquanto, é tudo que dá para dizer.

Teo José wrote:
O racha não é tão simples assim

O Grande Prêmio da Grã-Bretanha ficou em segundo plano. Hoje todo mundo quer saber e entender a decisão da FOTA de romper com a FIA e fazer seu próximo campeonato. Ainda não existe nada concreto. Só a intenção. Por isso, ainda existe a possibilidade de um entendimento.



Os dois lados estão no seu direito, gostando ou não. A FIA, que em minha opinião é a mais errada, não abre mão de determinar as regras. Não se pode esquecer que é a entidade máxima do automobilismo. E as equipes estão erradas em não aceitarem, porque são elas que na verdade sentirão os efeitos na Fórmula 1. Bernie Ecclestone me parece que ficou do lado de Max Mosley, já que foi acusado pela FOTA. Ele é peça fundamental dos dois lados.



Bernie foi quem construiu esta Fórmula 1 que estamos vendo. Não as equipes atuais. Ele, com competência e influência, transformou a categoria em um dos maiores eventos do planeta. Mesmo escolhendo um lado. Não será como antes. Já está mais velho, cansado e com alguns objetivos de vida já cumpridos como ganhar muito, mas muito, dinheiro. No passado não existia cisão. Era só a Fórmula 1.



A FOTA representa, também, o interesse das montadoras e não me recordo de campeonato multimarca de vida longa de sucesso em que as fábricas deram as cartas. Elas só pensam nos seus interesses próprios e o que vale é o lucro e agora. A Fórmula 1 deu certo porque Bernie sempre foi seu dono. Quando abriu a guarda, aconteceu o que estamos vendo. A NASCAR tem a família France como dona e, aqui no Brasil, o exemplo de sucesso é a Fórmula Truck. Tem todas as marcas envolvidas, mas existe uma dona para tomar a decisão final.



Vai ter fábrica que vai achar melhor correr na Argentina e outra no Haiti. Uma gostará da TV tal no país tal, e outra não. Um evento deste tamanho não é só colocar McLaren e Ferrari na pista. Tem todo um planejamento e filosofia.



Mas Mosley é um bobão, para não ir mais fundo. Está com sede de poder e vingança, depois do escândalo sexual. O melhor seria pegar seu banquinho e sair de fininho. Só que dirige a Federação Internacional de Automobilismo. Que rege todas as leis do esporte em quatro rodas do mundo. Tem poder e influência. Se for para o confronto, pode ameaçar os países que vão receber a nova categoria. Claro que hoje existem ligas, mas no mínimo vai incomodar.



Claro que a categoria da FIA não vai fazer sucesso, ela nunca existirá com destaque. Mas o poder da FIA pode atrapalhar e muito. Contratos estão assinados e se Bernie ficar com sua FOM com Mosley vai ser ainda mais complicado. A Globo mesmo tem direitos de transmissão da categoria da FOM e a Prefeitura de São Paulo também. Não com FIA ou FOTA.



São muitos aspectos para serem analisados, e não apenas pensar que em uma categoria vai ter Ferrari e McLaren na pista e na outra times de segunda linha. O foco é outro. Quem tem qual filosofia? As montadoras querem lucros só, não vão estar comprometidas com o esporte. Amanhã, como no passado recente já fez a Honda, resolve sair e pronto. Menos dois carros no grid, menos poderio financeiro. Outra pergunta: nesta crise as mesmas vão abrir os cofres e investirem na nova categoria?



Não se iludam, essa divisão pode ser o fim da Fórmula 1. A FIA é a mais errada nesta história. Bernie que até pouco tempo fez um grande trabalho, também está errado e omisso. E a FOTA busca seus interesses, mesmo que nestes momentos sejam os melhores.


Thiago Lemos
Tri-campeão mundial
Tri-campeão mundial


Back to top Go down

Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro? Empty Re: Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro?

Post by tio italo 19/6/2009, 11:31

Clipping do Thiagão! metal
tio italo
tio italo
Vice-campeão mundial
Vice-campeão mundial


Back to top Go down

Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro? Empty Re: Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro?

Post by sergio-henrique 19/6/2009, 16:12

Chocante!
sergio-henrique
sergio-henrique
Vice-campeão mundial
Vice-campeão mundial


Back to top Go down

Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro? Empty Re: Racha FOTA x FIA, será mesmo ou pegadinha do Mallandro?

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum