Pelo fim do Senado

Ir em baixo

Pelo fim do Senado Empty Pelo fim do Senado

Mensagem por tio italo em 31/7/2009, 11:09

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2601073.xml&template=3916.dwt&edition=12824&section=70

David Coimbra - Jornal Zero Hora de 31/07/2009

Saturação

Não aguento mais esses caras. Todos eles. Precisávamos fazer alguma coisa. Nós precisávamos. Nós, que digo, somos nós contribuintes, eleitores, trabalhadores. Nós “povo”. Para começar, vamos extinguir o Senado. Podemos fazer isso.

Direi como.

Antes, faz-se necessário sublinhar que o Senado não é o único culpado pela minha saturação, que, suponho, seja a nossa saturação. A culpa cai sobre o Legislativo inteiro, do vereador verdureiro de um povoado do Tocantins ao nababo que se elegeu deputado federal por São Paulo a golpes de euros. Os parlamentares, enfim, eles com suas barganhas espúrias, com suas viagens de turismo patrocinadas pelas burras do Estado. Com sua demagogia.

Mas não só os parlamentares. O Executivo também. Sobretudo o governo federal, que intumesce os quadros do funcionalismo para se eternizar no poder, que tolera e acalenta corruptos, que faz caridade com o dinheiro dos impostos. E também o governo estadual, com suas escolas de lata. E o municipal, com sua letargia crônica.

O Judiciário, ainda que seja menos devassável, não é menos reprovável, com seus palácios de mármore e seu nepotismo figadal.

Executivo, Legislativo, Judiciário. Se nenhuma peça funciona como devia, o defeito está no sistema. Nosso estilo de democracia não funcionou, temos que admitir. Esse modelo, baseado no norte-americano, teria de ser trocado. Mantendo-se a democracia, claro, mas de outro tipo. Um rodízio de governantes, como na Suíça. Parlamentares não remunerados talvez não fosse boa ideia... Sei lá. Sei que é preciso mudar.

Mas não vai mudar, se não fizermos nada. Por isso, a extinção do Senado. Vamos tomá-lo como um símbolo. Vamos fechá-lo para sempre e adotar o unicameralismo, que existe em tantas nações.

Como fazer? Assim: não vote para senador nas próximas eleições. Peça a seus familiares, a seus amigos, a seus colegas, peça a quem você encontrar na rua que não vote para senador. Espalhe essa mensagem pela internet, cole adesivos nos vidros do seu carro, grite que você se recusa a votar para senador. Em qualquer senador.

Os senadores dignos, que há senadores dignos, como há homens dignos em todos os três poderes putrefatos, pois esses senadores dignos deveriam tomar a peito a campanha. Deveriam renunciar. Um Cristovam Buarque, um Eduardo Suplicy, eles deveriam subir à tribuna e, num gesto grandioso, desistir do mandato em nome do povo brasileiro. Os nossos senadores, Simon, Paim e Zambiasi, homens sérios, tinham de fazer o mesmo. Que as cadeiras do Rio Grande do Sul fiquem vazias no Senado. Que nenhum gaúcho, nenhum brasileiro vote para senador nas próximas eleições. Para gritar a nossa indignação, vamos fechar aquele lugar. Vamos acabar com os senadores. Ou, pelo menos, cobri-los de vergonha.
tio italo
tio italo
Vice-campeão mundial
Vice-campeão mundial

Ver perfil do usuário

Pelo fim do Senado Empty Re: Pelo fim do Senado

Mensagem por Fernando Tumushi em 31/7/2009, 12:38

tio italo escreveu:

Os senadores dignos, que há senadores dignos, como há homens dignos em todos os três poderes putrefatos, pois esses senadores dignos deveriam tomar a peito a campanha. Deveriam renunciar. Um Cristovam Buarque, um Eduardo Suplicy, eles deveriam subir à tribuna e, num gesto grandioso, desistir do mandato em nome do povo brasileiro.

Esses que renunciariam, ganhariam um muito obrigado e com as devidas manipulações e manobras evasivas da forma correta de suceder, Sarneys, Agaciéis e outros indicariam aos cargos vagos, namorados das netas, que tem a moral suficiente de dizer que o todos deveriam ter orgulho de se ter um funcionário como ele dentro do senado....

Reconheço que não tenho cacife pra discutir política em alto nivel e nem criar mecanismos para alterar a patifaria que são os 3 poderes hoje, mas me dê outra opção de mudança, por que esta só me parece ser mais uma revolta, comum aos contribuintes que veem a bandalheira correr solta, mas sem fundamento e inaplicavel nos dias de hj.

Fernando Tumushi
Campeão Mundial
Campeão Mundial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anderson Lopes em 31/7/2009, 13:51

Cara, se eu tivesse oportunidade de apertar o botão vermelho do mal, apertaria. O mundo só tem jeito assim!!!

Pelo fim do Senado 174_220-botao%20vermelho
Anderson Lopes
Anderson Lopes
Vice-campeão mundial
Vice-campeão mundial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Eduardo Gaensly em 31/7/2009, 14:21

Nem esquente Italo, a gripe tá aí, e segundo os maias ou os incas, o mundo vai ac abr em 2012. E eles sempre acertaram!
Eduardo Gaensly
Eduardo Gaensly
Campeão Mundial
Campeão Mundial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Onyas Claudio em 31/7/2009, 17:04

Belo artigo.

Apenas não concordo que a renúncia dos senadores íntegros citados - e acrescentaria mais alguns na lista - ajudaria alguma coisa no processo. Eu também estou revoltado, principalmente porque agora os escândalos alcançaram o que para mim representa o máximo do poder executivo no nosso sistema de governo: o senado.

Tudo o que está acontecendo hoje, na minha opinião, faz parte de um processo lento e doloroso que nosso país tem que passar para amadurecer na sua democracia. Não tenho dúvidas que ainda seremos um país parlamentarista e a atual crise de ética e conduta, tanto no senado quando na câmara de deputados, terá forte influência nisso.

Leva tempo, mas se pensarmos que à vinte anos atrás tudo isso acontecia e sequer chegava ao nosso conhecimento, podemos, olhando positivamente, chamar esse escárnio ao contribuinte de avanço.

Entretanto, concordo que algo deva ser feito, e durante o período eleitoral, para mostrar que o povo não suporta mais. Porque vai ser difícil haver qualquer mudança se o eleitor continuar votando em José Sarneys, Romero Jucás, Fernando Collors...
Onyas Claudio
Onyas Claudio
2º Piloto
2º Piloto

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: