Autódromo de Santa Cruz "open source"
4 posters
Page 1 of 1
Autódromo de Santa Cruz "open source"
Acredito que só o Otávio e eu, no Brasil, sabemos como criar pistas pro GPL, embora nenhum dos dois tenha ainda conseguido completar nenhum projeto.
Sendo assim, e pensando em quem mais possa ter interesse nisso, resolvi fazer algo que "nunca na história desse país" foi feito: estou liberando um pacote com os principais programinhas de edição de pista do GPL e o projeto da pista de Santa Cruz parcialmente desenvolvido, que comecei e deixei de lado pra tentar concluir Tarumã.
O arquivo está disponível por 7 dias aqui:
http://download.yousendit.com/AF44DFD17D0DAB6A
Minha idéia é que a gente vá discutindo aqui no fórum, aos poucos, se tiver quem queira chafurdar nesse lamaçal.
Tudo começa por aqui, seguindo o roteiro pra criar o ovalzinho mytrack: http://home.online.no/~bi-knu/editing/default.htm
Sendo assim, e pensando em quem mais possa ter interesse nisso, resolvi fazer algo que "nunca na história desse país" foi feito: estou liberando um pacote com os principais programinhas de edição de pista do GPL e o projeto da pista de Santa Cruz parcialmente desenvolvido, que comecei e deixei de lado pra tentar concluir Tarumã.
O arquivo está disponível por 7 dias aqui:
http://download.yousendit.com/AF44DFD17D0DAB6A
Minha idéia é que a gente vá discutindo aqui no fórum, aos poucos, se tiver quem queira chafurdar nesse lamaçal.
Tudo começa por aqui, seguindo o roteiro pra criar o ovalzinho mytrack: http://home.online.no/~bi-knu/editing/default.htm
tio italo- Vice-campeão mundial
Re: Autódromo de Santa Cruz "open source"
Bom, eu estou muito no começo, fazendo o tutorial ainda. Mas sou um photoshopeiro e estou a disposição pra quem precisar de qualquer textura e afins.
Não exitem em pedir.
Não exitem em pedir.
ricaramos- 2º Piloto
só um comentário sobre o tutorial, ele já é meio antigo (não que ainda não funcione) mas no final ele fala sobre edição de alturas. Esqueçam planilhas de Excel.
Nesse meio tempo já houve o desenvolvimento de programas que podem desempenhar essa função, e ainda de uma forma mais visual, mostrando conforme você edita como tua pista está ficando.
Duas opções são o GracED, com interface DOS ainda, mas que permite um bom resultado, embora ainda exija alguns comandos pelo teclado.
Outra opção que eu sugiro tentar é o HeightED, cuja a proposta é ser uma evolução do GracED, em ambiente Windows e algumas funções e informações a mais que ajudam obter um resultado mais preciso. Pode exigir algumas bibliotecas VBRUN 5.0
Nesse meio tempo já houve o desenvolvimento de programas que podem desempenhar essa função, e ainda de uma forma mais visual, mostrando conforme você edita como tua pista está ficando.
Duas opções são o GracED, com interface DOS ainda, mas que permite um bom resultado, embora ainda exija alguns comandos pelo teclado.
Outra opção que eu sugiro tentar é o HeightED, cuja a proposta é ser uma evolução do GracED, em ambiente Windows e algumas funções e informações a mais que ajudam obter um resultado mais preciso. Pode exigir algumas bibliotecas VBRUN 5.0
Otavio Silveira- 2º Piloto
Otávio, gostaria de saber melhor como funciona aquele recurso do HeightED de criar as altitudes a partir de uma seqüência de pontos pré-definidos.
Desconfio que passei um trabalhão desnecessário por desconhecer essa possibilidade. :P
Desconfio que passei um trabalhão desnecessário por desconhecer essa possibilidade. :P
aquele recurso não funciona muito bem, pelo menos até hoje, na verdade ele tenta estimar o real relevo da pista, pelos pontos. Problema que às vezes ele sai muito do ideal, não sei bem porque, especialmente em pontos com um perfil transversal "acidentado". A maior utilidade no momento é já te permitir ter uma primeira aproximação, sem a necessidade de tentar editar alguma coisa com o mínimo de zoom. Na prática, pouco ajuda. Pode ver que ele deve ficar bem diferente, caso você aplique esse comando em Tarumã.
imagine Pescara, que eu puxava pontos a 180 metros da referência, aplicando esse recurso do HeightED esse ajuste talvez se limite a uns 20 metros. Nesse caso especial, pelo menos, eu ainda recomendo o GracED, mesmo no caso de pistas brasileiras não existir todo esse extremo.
imagine Pescara, que eu puxava pontos a 180 metros da referência, aplicando esse recurso do HeightED esse ajuste talvez se limite a uns 20 metros. Nesse caso especial, pelo menos, eu ainda recomendo o GracED, mesmo no caso de pistas brasileiras não existir todo esse extremo.
vamos fazer uma análise aqui. Qual a situação de criação das pistas brasileiras?
Santa Cruz do Sul: layout finalizado. Faltam texturas, objetos e AI
Tarumã: layout finalizado. Faltam texturas, objetos e AI. Recomendável que o Ítalo confirme o status da pista
Guaporé:
Curitiba: layout 3D completo. Falta definir cenário, largura da pista, texturas, objetos e AI
Londrina:
Cascavel:
Interlagos moderna:
Jacarepaguá: em progresso
Vitória: iniciada
Campo Grande:
Goiânia:
Brasília:
Caruaru:
Fortaleza:
qualquer atualização, favor postar aqui
Santa Cruz do Sul: layout finalizado. Faltam texturas, objetos e AI
Tarumã: layout finalizado. Faltam texturas, objetos e AI. Recomendável que o Ítalo confirme o status da pista
Guaporé:
Curitiba: layout 3D completo. Falta definir cenário, largura da pista, texturas, objetos e AI
Londrina:
Cascavel:
Interlagos moderna:
Jacarepaguá: em progresso
Vitória: iniciada
Campo Grande:
Goiânia:
Brasília:
Caruaru:
Fortaleza:
qualquer atualização, favor postar aqui
Qual traçado de Jacarepaguá? Eu tenho a torre atual, boxes, arquibancadas desde a reforma pra acrescentar o oval já feitos.
Mas já que é pra GPL, minha sugestão seria fazer o traçado antigo original, acho que conseguimos bastante informação com gente que correu lá.
Tarumã falta basicamente "acabamento" e criar uns AI decentes.
Mas já que é pra GPL, minha sugestão seria fazer o traçado antigo original, acho que conseguimos bastante informação com gente que correu lá.
Tarumã falta basicamente "acabamento" e criar uns AI decentes.
dei uma voltinha em taruma!!
ficou muito legal!!!
ficou muito legal!!!
Renato Mesa- Vice-campeão mundial
agora há pouco comecei a me preparar para o desenvolver o layout 2D de Brasília
Layout 2D: apenas a seqüência de curvas e retas da pista
Layout 3D: Layout 2D acrescido do relevo da pista
Layout 2D: apenas a seqüência de curvas e retas da pista
Layout 3D: Layout 2D acrescido do relevo da pista
Otavio Silveira wrote:Layout 3D: Layout 2D acrescido do relevo da pista
Que relevo, cara pálida? A não ser que sejam os barrancos em torno da pista, pq Brasilia é uma chapa plana. hehehe
Tem vários, mas no GPL não tem muito jeito de reproduzir.
Page 1 of 1