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Conselhos e dicas para um melhor acerto do carro

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Post by Oswaldo_Ariede 28/2/2009, 14:46

Bom galera tomei a liberdade de criar este tópico aqui no forum para que novatos como eu acertem o carro de uma melhor maneira, sei que esse tipo de informação possuem diversas variáveis e muitos devem classificar algumas informações como (ultra secreta) rs, pois assim é possível conseguir algum tipo de vantagem sobre seus oponentes mas como não entendo muito dessa área e muitas vezes sou forçado mediante a minha falta de conhecimento a sempre pedir ajuda a alguém mais antigo aqui no forum isso é meio incomodo pois gosto de intender oque estou fazendo conto com a colaboração de vocês:

1-Tipo do controle utilizado (teclado, volante ou joypad) pelo que entendi:
O Volante é a melhor forma de jogar vindo depois o teclado e por ultimo o joypad. No meu caso uso joypad mas estou desapontado com meu desempenho e estou me vendo obrigado a mudar para o teclado porque não tenho $$ para comprar um volante.

2-Como escolher o setup mais apropriado para determinado tipo de circuito?

3-Como avaliar o comportamento e o desempenho do carro e onde mexer para melhora-lo?

Pesquizei muito no google mas não achei nenhum tipo de material que me ajudasse não consigo melhorar meu desempenho, sempre pareço estar andando no limite mas quando vem o tempo fico desapontado pois estou cerca de 2 segundos mais lento que os ponteiros.
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Post by Thiago Lemos 28/2/2009, 15:19

pro mod65, eu geralmente pego um setup de alguem, já pronto

mas, como eu corro (ainda) de teclado, eu configuro umas coisas padrão:

brake bias: 57
ramp angles: 60/30
clutches: 2 ou 3
steering ratio: 25

só isso :)

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Post by Alanvr 28/2/2009, 15:41

2-Como escolher o setup mais apropriado para determinado tipo de circuito?

Bom , no track database tem uma vasta gama de setups , porém quando não tem , ou não gostei dos disponiveis , procuro adaptar um setup de uma pista "parecida" .
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Post by Eduardo Gaensly 28/2/2009, 17:49

Vc só precisa de um setup estável.
Não pense que é o setup que vai trazer esses 2 segundos a mais não, é treino. Muito treino!
Um setup ajustado bem finamente, vai ajudar vc a conseguir alguns décimos, mas isso é só depois que vc tiver chego ao limite, algo que no GPL é muito foda de atingir...
O melhor a fazer, na minha opinião, é arrumar um setup que vc se sinta confortável, que não escorregue demais, que não te surpreenda nas frenages, essas coisas, e treinar com esse setup mesmo.
Lógico, as a relação das marchas são importantes, mas isso é relativamente fácil de ajustar, mexa mais nas ultimas marchas, pra ajustar a velocidade final.
O diferencial é uma coisa que influencia bastante, deixar 80/30, 60/30 é mais recomendável, o 30 no segundo numero deixa o carro menos nervoso nas reduções.

Mas sério, o setup não faz milagre, seja com teclado, volante ou joypad, precisa treinar e ter paciencia.
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Post by Otavio Silveira 28/2/2009, 19:15

Alanvr wrote:2-Como escolher o setup mais apropriado para determinado tipo de circuito?

Bom , no track database tem uma vasta gama de setups , porém quando não tem , ou não gostei dos disponiveis , procuro adaptar um setup de uma pista "parecida" .
Ou seja, tecnicamente parecida, se tem retas longas, curvas semelhantes... enfim, essa é fácil pegar o espírito. Le Mans e Spa poderiam ser pistas semelhantes, longas retas, curvas rápidas... ou Solitude com Nurburgring

de qualquer jeito, é interessante mesmo ter umas idéias básicas do que cada elemento influencia, e tentar adaptar um setup mais ao teu jeito e gosto.
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Post by Ico Oliveira 28/2/2009, 20:53

Concordo plenamente com o Edu. Nao acho que setups consigam milagres, o objetivo é sempre buscar um que seja estável. Depois, analise sua linha, veja se nao está entrando forte demais numa curva, aprenda a carregar velocidade nas curvas, especialmente se vem uma reta longa depois delas. Pela minha experiência, foi isso que sempre fez os tempos caírem.
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Post by tio italo 28/2/2009, 21:14

Bauer, com a experiência de pista que você tem, que tal dar uma visão geral sobre ajustes de amortecedor e geometria (principalmente toe-in/toe-out) e os efeitos no comportamento da barata ?
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Post by Convidad 1/3/2009, 10:22

Bom, o Edu e o Ico já diseram tudo. Na vida real teu engenheiro vai te dizer: " Vá lá fora e se voce comecar a virar volta após volta com uma diferenca de 1/10 (2/10 no máximo) durante 10 voltas, a gente mexe no setup"...

Enquanto ao GPL posso acrescentar que antes de Dijon me faltavam 2 segundos e meio aos meus companheiros de equipe. A diferenca diminuiu unicamente porque treinei, treinei e treinei. E fui entendo no que se perde tempo. Vejo muita gente andar de lado como se estivessem disputando rali. E muitas vezes isso atrapalha. Muita gente perde tempo saindo da curva 1 como se estivessem jogando V2RALLY, WRC ou DIRT, mas acabam prejudicando a velocidade na próxima reta...

Hoje estou trabalhando em setups, porque nao estou satisfeito com nenhum deles, mesmo sendo do Dark. É muito Landau pra mim, sai de frente que é uma desgraca e instável nas freadas. Por outro lado meu setup nao serve pra alguns, já que voce tem que ter abilidade de "prever" o que teu carro vai fazer e já adiantar a reacao. Nem todo mundo gosta disto. Exige bons reflexos.

Fora disso setup é coisa pra se treinar de tanque cheio. Por isso, esse negócio de ficar tentando melhorar lá na tábua de tempos nao leva a nada. Enche o tanque da coisa e vai pra pista pra ver o que o bicho faz durante 10, 20 ou mais voltas. Só isso interessa.

O setup tem que dar dirigibilidade NESTAS condicoes. Verifique o comportamento em longas curvas pra definir se sai de frente ou na traseira. Isto se acerta com as barras estabilizadoras. Se nas freadas é nervoso, endurece as molas da frente e aumento bump rubber. Se desgovena em oscilacoes da pista, veja os amortecedores, se sai de frente saindo de um cotovelo, endurece as molas traseiras. Simples assim. Isso de tanque cheio.

Tirou combustível do tanque, o carro anda mais rápido pelo mero fato de poder frear mais tarde e acelerar melhor. Mexer em setup de tanque vazio é fria. Como diziam o Edu e o Ico, o setup é pra garantir uma conducao tranquila e maior regularidade enquanto aos tempos marcados por volta.

Melhorar mesmo só aprendendo as manhas, escolher um bom tracado, nao deixar o carro escorregar onde nao ajuda em nada, dosagem do acelerador eficaz e, principalmente, largar desse negócio de retardar freada até quase bater em alguem. Freiar tarde costuma causar uma velocidade menor no meio da curva e sai da curva mais lento. O importante é a velocidade com a qual se sai da curva. Pois aí vem uma reta e voce precisa de um bom embalo.

Absorveu tudo isso e ganhou um segundo e meio? Aí a gente volta pra falar de toe in... :D

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Post by Oswaldo_Ariede 1/3/2009, 12:05

Galera Obrigado pelas dicas é que a mudança do F1 challenge e Nascar 2003 para mim foi meio traumática, setups prontos ou com pouco acerto para andar bem ditam as regras desses dois games é dificil para mim aceitar uma fiferença tão grande entre os pilotos e os carros é como se eu estivesse vivendo em matrix e derrepente alguém chega e fala - Filho esse é o mundo real =====> Bem vindo ao mundo real das simulações de F1!

Bom estou treinando exaustivamente pode não parecer pois estou meio ausente principalmente no período da noite, mas o Miron e o Alan estão de prova que no período que estou em casa tenho me dedicado ao máximo, vou seguir as dicas e como já disse anteriormente quem sabe daqui a alguns dias consigo estar no nível de vocês, mais uma vez obrigado galera!
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Post by R. Miron 1/3/2009, 16:37

Esse negocio de treinar com tanque cheio é a melhor dica que recebi aqui no forum e quem me dei logo depois da segunda corrida foi o Thiago. Realmente isso faz diferença, mais agora lendo o que os "especialistas" tem dito aqui, fica mais claro o quanto é importante.

Sempre que pego um setup, a primeira coisa que faço, é deixar o carro equilibrado, tentando deixar ele "igual" dos dois lados, sem aquela forcinha que ele da para um dos lados da pista. Pode não ser o ideal, mais para mim é a melhor coisa, pois me ajuda manter em uma linha reta confortável nas retas e nas freadas o carro não tende a sair para os lados. Pode não ser o ideal para os mais rápidos, mais no meu caso é o que mais ajuda a me manter na pista sem sustos
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Post by HMM 1/3/2009, 16:45

Grandes dicas pessoal.

Ainda sofro com o acerto carro e não tinha me ligado o qto é importante treinar com o carro com o tanque cheio.

Miron, qdo comecei foi assim também. Sempre com regulagens simétricas para me manter sobre a pista.

Agora já estou me arriscando a acertos sem simetria. é pouca diferença de um lado para o outro, mas tudo é uma questão de adaptação.

Mas com o pessoal dando uma força no quesito "setup's", acredito que logo estaremos em patamar mais elevado.

Abs. smiley do caio
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Post by tio italo 2/3/2009, 10:30

Eu sempre ajusto o carro com pouco mais de meio tanque.

Mas geralmente não ando nada, então pouco importa. hehehe
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Post by Raoni Frizzo 2/3/2009, 11:37

Olha, eu confesso que não manjo quase nada de setups, tanto que nunca me arisco a mexer nessas coisas de rebound, bump rubber, toe-in e etc. Sempre pego algum setup pronto na internet e o máximo que faço é mexer no steering ratio e, quando necessário, na relação de marchas.

Para os volantistas eu não posso deixar nenhum tipo de dica, até mesmo porque minha experiência com volante é praticamente nula. Mas para os tecladistas acho que posso deixar algumas opiniões.

- O primeiro lance é saber improvisar. Se você está com dúvida em qual setup usar pra dada pista ou então no track database não há muitos setups à disposição pra essa pista, improvise! Eu deixo como dica sempre usar um setup de Kyalami. Por que Kyalami? Porque ela é uma pista que tem tanto curvas pra direita como para a esquerda, e isso exige um carro bem equilibrado. Ou seja, um setup de Kyalami se adapta mais facilmente tanto para um circuito horário como anti-horário. Silverstone também costuma ser uma pista que tm setups estáveis.

- Sempre tente jogar com o maior steering ratio possível. Com os 65 eu jogo sempre no 25:1. Lá no GEM, vão em "controls" e marquem a opção "enable steering hack". Isso ajuda demais nas curvas fechadas, onde é possível fazê-las mesmo com 25:1, por exemplo.

- No teclado é lei você terminar a curva o quanto antes possível. O que eu quero dizer é que você tem que tranformar a saída da curva numa reta o mais cedo possível. Como a ajuda de tração é automática, se você ficar virando por muito tempo, o carro vai estar bloqueando tua aceleração, e você não saírá tão embalado pra reta.

- A frenagem na minha opinião é o quesito mais importante quando se anda de teclado. Qualquer desvio ou balançada no carro na hora de frear já pode colocar tudo a perder. No teclado o ganho se torna absurdo quando você consegue manter o carro em linha reta numa freada, sem o mínimo de desvio. Isso implica às vezes em você até ficar dando leves toques na direção pro lado contrário da curva na hora de frear, pra evitar que o carro puxe o mínimo que seja. Um exemplo tá no meu vídeo em Albi. Reparem que no final do retão na hora da freada eu fico virando um pouco pra esquerda pra manter o carro em linha reta pra só demais começar a fazer a curva. Pode não parecer, mas o ganho é muito grande.

- Reduza as marchas o mais tarde que você puder. Ficar baixando muito cedo diminui muito o potencial de frenagem do carro. Vamos tomar como exemplo de novo o final do retão em Albi. Venho em 5ª em alta velocidade e começo a freada pro cotovelo. Até quase o final da freada eu continuo em 5ª, daí baixo pra 4ª, e quando já estiver mergulhando na curva eu reduzo pra 3ª e 2ª rapidamente. O carro freia muito melhor em marchas mais altas do que em baixas, onde ele tende a ficar mais nervoso.

- Não adianta pegar um setup torto e tentar andar de teclado. É fria. Assim como também é fria você ficar tentando desentortar ele. Vale mais a pena partir pra um setup que seja bem mais estável, e daí você pode ir ajustando ao seu gosto.

- Por último, a configuração das teclas pode fazer muito a diferença. É crucial você ter uma configuração que deixe a pilotagem confortável e te dê condições de fazer movimentos rápidos. Eu, por exemplo, só uso a mão direita pra controlar a direção. A minha configuração das teclas é a seguinte:

A - acelera (dedão da mão esquerda)
Z - Freia (dedão da mão esquerda)
" - Embreagem (dedo médio da mão esquerda, mas só uso ela na largada)
! - Desce marcha (dedo médio da mão esquerda)
@ - Sobe marcha (dedo indicador da mão esquerda)
< - Virar pra esquerda (dedo indicador da mão direita)
> - Virar pra direita (dedo médio da mão direita)
Raoni Frizzo
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Post by tio italo 2/3/2009, 12:26

Raoni Frizzo wrote:A - acelera (dedão da mão esquerda)
Z - Freia (dedão da mão esquerda)
" - Embreagem (dedo médio da mão esquerda, mas só uso ela na largada)
! - Desce marcha (dedo médio da mão esquerda)
@ - Sobe marcha (dedo indicador da mão esquerda)
< - Virar pra esquerda (dedo indicador da mão direita)
> - Virar pra direita (dedo médio da mão direita)

Unfuckingbelievable esse set de teclas. risada

Mais uma vez, o site que ensina técnicas de pilotagem pros recém-chegados:

http://www.turnfast.com/technical

(A minha tradução meia-boca no site do Jorge sumiu, alguém ainda tem o PDF e pode torná-lo disponível ?)
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Conselhos e dicas para um melhor acerto do carro Empty Re: Conselhos e dicas para um melhor acerto do carro

Post by tio italo 2/3/2009, 13:36

Mario Bauer wrote:Melhorar mesmo só aprendendo as manhas, escolher um bom tracado, nao deixar o carro escorregar onde nao ajuda em nada, dosagem do acelerador eficaz e, principalmente, largar desse negócio de retardar freada até quase bater em alguem. Freiar tarde costuma causar uma velocidade menor no meio da curva e sai da curva mais lento. O importante é a velocidade com a qual se sai da curva. Pois aí vem uma reta e voce precisa de um bom embalo.


Por coincidência, acabei de ver esse vídeo que mostra na prática quase tudo que o Baurets ensina no parágrafo acima (e ainda vem de brinde a sonzeira do V8 small-block):


http://videos.streetfire.net/video/John-Heinricy-Test_638748.htm
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Conselhos e dicas para um melhor acerto do carro Empty Re: Conselhos e dicas para um melhor acerto do carro

Post by Thiago Lemos 2/3/2009, 14:08

tio italo wrote:
Raoni Frizzo wrote:A - acelera (dedão da mão esquerda)
Z - Freia (dedão da mão esquerda)
" - Embreagem (dedo médio da mão esquerda, mas só uso ela na largada)
! - Desce marcha (dedo médio da mão esquerda)
@ - Sobe marcha (dedo indicador da mão esquerda)
< - Virar pra esquerda (dedo indicador da mão direita)
> - Virar pra direita (dedo médio da mão direita)

Unfuckingbelievable esse set de teclas. risada

Mais uma vez, o site que ensina técnicas de pilotagem pros recém-chegados:

http://www.turnfast.com/technical

(A minha tradução meia-boca no site do Jorge sumiu, alguém ainda tem o PDF e pode torná-lo disponível ?)


na real, esse set pra mim não dá

tem que ter mão de jogador de basquete pra conseguir!

Thiago Lemos
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Post by Felipe Gamper 4/3/2009, 14:59

o que eu posso dizer é que o setup serve pra ajustar o carro pra uma certa pista, mas também é uma interface entre o piloto e próprio carro. Não adianta nada ter um setup que tem um potencial absurdo se o carro fica muito dificil de pilotar. Pra você tirar tudo de um setup, você precisa ter o controle total do carro e isso só acontece se você estiver confortável, pilotando "facilmente". Lembro que me falaram uma vez: "você só deve se preocupar com o setup quando dominar o carro... e isso significa fazer umas 15, 20 voltas dentro do mesmo segundo (ou até mesmo dentro do mesmo meio segundo)."

Um setup não faz uma difereça tão grande, se você está 3, 4 segundos de uma volta boa, não é problema do setup. O que eu posso dizer é que quenaod você tem controle total do carro, a diferença entre um bom e um excelente setup fica em uns 4 décimos.

Não adianta você pegar o setup de um recorde mudial pra tentar baixar seu tempo, isso não vai funcionar. Esses caras treinam muito e tem total controle do carro, por isso desenvolveram um setup muito rápido, mas extremamente dificil de pilotar (Alguns nem usam esses setups em corridas). É bem provável que se você pegar um desses setups, você vai ficar rodando toda volta... Depois eu passo uns setups pra iniciante, avançdo e expert, a diferença é bem evidente.

Você deve sempre pilotar pra buscar tempos bons e constantes, se você estiver se esforçando pra manter o carro na pista, escolha um setup mais conservador, que seja mais fácil.

Vale lembrar que um setup é algo bem complexo e que mudar um parâmetro pode significar que você terá que mudar outros também, muitos ajustes estão relacionados.
Felipe Gamper
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