Configuração force feedback
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Dener
A.luiz
Caio Lucci
Toni_Andrade
alex
Thiago Lemos
Eric
11 posters
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Configuração force feedback
Pessoal,
Nunca tinha usado um volante com force feedback. Fiquei meio frustrado quando usei um. Achei legal ele fazer o peso nas curvas. Mas os desníveis de pista e contatos com zebras e com a grama (tanto no Rfactor quanto no GPL) achei muito ruim, as vezes forte demais, as vezes fraco demais, com movimentos não muito realistas.
Já gastei um bom tempo lendo tutoriais de configuração do FF tanto no rFactor quanto no GPL. Vocês possuidores de volantes com FF também tiveram esse tipo de problema? Conseguiram chegar em uma configuração mais realista? Pra mim o ideal seria um peso bom nas curvas (de acordo com a velocidade, inclinação, etc) com perda de peso súbita em uma saída de traseira e vibrações suaves e rápidas indicando os desníveis e zebras com vibrações mais fortes.
Mas nesse teste que fiz nas curvas além do peso que achei até razoável, o volante fica trepidando de vez em quando, de uma maneira muito irrealista (pelo menos comparando com kart) e muito forte, de maneira que atrapalha sentir as outras coisas.
O que vocês acham do FF? Conseguiram configurar de uma maneira mais realista?
Nunca tinha usado um volante com force feedback. Fiquei meio frustrado quando usei um. Achei legal ele fazer o peso nas curvas. Mas os desníveis de pista e contatos com zebras e com a grama (tanto no Rfactor quanto no GPL) achei muito ruim, as vezes forte demais, as vezes fraco demais, com movimentos não muito realistas.
Já gastei um bom tempo lendo tutoriais de configuração do FF tanto no rFactor quanto no GPL. Vocês possuidores de volantes com FF também tiveram esse tipo de problema? Conseguiram chegar em uma configuração mais realista? Pra mim o ideal seria um peso bom nas curvas (de acordo com a velocidade, inclinação, etc) com perda de peso súbita em uma saída de traseira e vibrações suaves e rápidas indicando os desníveis e zebras com vibrações mais fortes.
Mas nesse teste que fiz nas curvas além do peso que achei até razoável, o volante fica trepidando de vez em quando, de uma maneira muito irrealista (pelo menos comparando com kart) e muito forte, de maneira que atrapalha sentir as outras coisas.
O que vocês acham do FF? Conseguiram configurar de uma maneira mais realista?
Eric- Piloto de videogame
Re: Configuração force feedback
Aproveitando que ninguém se pronunciou, tô vendo aqui que se vc acelera ou freia o volante fica numa tremedeira danada, num dá pra suavizar ou desligar isso não? No core.ini já tentei de tudo, desligar o force_feedback_damping, testar com o max_steering_torque e nada. No rfactor por exemplo não fica assim, você consegue mudar o tipo de efeito para isso, mas pelo visto aqui num dá. Quem tem volante com FF teve esse problema também?
Eric- Piloto de videogame
Re: Configuração force feedback
infelizmente meu volante só tem vibra call rs
momeiros e g25eiros, pronunciem-se
momeiros e g25eiros, pronunciem-se
Thiago Lemos- Tri-campeão mundial
Re: Configuração force feedback
Eric, eu tenho um momo e ja tentei todo tipo de configuracao.
Mas nao encontrei uma q realmente me agradace ate hoje...
Se esta tremendo muito diminui o damping force, eu por exemplo
deixo no zero... e pro gpl muitos recomendam fazer isso.
Nesse link tem varias sugestoes
http://www.wingmanteam.com/files/documents/webfaqs/wmgamehelp/Game_Specific_Issues/Grand_Prix_Legends.htm
Mas nao encontrei uma q realmente me agradace ate hoje...
Se esta tremendo muito diminui o damping force, eu por exemplo
deixo no zero... e pro gpl muitos recomendam fazer isso.
Nesse link tem varias sugestoes
http://www.wingmanteam.com/files/documents/webfaqs/wmgamehelp/Game_Specific_Issues/Grand_Prix_Legends.htm
alex- Piloto de testes
Re: Configuração force feedback
pessoal...me lembrei que thiago comentou que em uma ocasião apareceu um
novo usuário no fórum alegando que pro GPL o G25 não adiantava mta coisa.
Pois bem, estava eu aqui a pensar: meu microsoft gira aproximadamente uns
115° graus, o que pra f1 é ótimo.
O G25 diz que gira 900° graus, o que da umas 2 voltas e meia
como diz no site do fabricante. O que pra street race, turismo, rally entre outros é ótimo.
Mas e pra F1? eu acharia horrível. Será que tem alguma trava?
O Dener adquiriu um recentemente, to certo?
Gostaria que o Dener me explicasse melhor.
obrigado
novo usuário no fórum alegando que pro GPL o G25 não adiantava mta coisa.
Pois bem, estava eu aqui a pensar: meu microsoft gira aproximadamente uns
115° graus, o que pra f1 é ótimo.
O G25 diz que gira 900° graus, o que da umas 2 voltas e meia
como diz no site do fabricante. O que pra street race, turismo, rally entre outros é ótimo.
Mas e pra F1? eu acharia horrível. Será que tem alguma trava?
O Dener adquiriu um recentemente, to certo?
Gostaria que o Dener me explicasse melhor.
obrigado
Toni_Andrade- Piloto de F-BMW
Re: Configuração force feedback
Toni vc pode escolher quantos graus vc quer que o volante gire no G25
Caio Lucci- Bi-campeão mundial
Re: Configuração force feedback
O meu volante DF GT,fica muito pesado no GPL,nada insuportavel,mais tem hora que fica feia a coisa,já tentei algumas regulagens pelo GEM,melhorou, mais precisava ficar um pouco mais leve!
Quando tiro a mão pra cambiar,o carro da aquela escorregada,kkkkkkkkkkk tem que segurar!Se souberem de algo,agradeço!
Quando tiro a mão pra cambiar,o carro da aquela escorregada,kkkkkkkkkkk tem que segurar!Se souberem de algo,agradeço!
A.luiz- Piloto de GP2
Re: Configuração force feedback
Toni_Andrade wrote:O G25 diz que gira 900° graus, o que da umas 2 voltas e meia
como diz no site do fabricante. O que pra street race, turismo, rally entre outros é ótimo.
Mas e pra F1? eu acharia horrível. Será que tem alguma trava?
O Dener adquiriu um recentemente, to certo?
Gostaria que o Dener me explicasse melhor.
obrigado
então, no profiler vc escolhe quantos graus vc quer usar e ele "trava" o volante, ou seja, a partir da graduação escolhida o feedback faz força e não deixa o volante girar, funciona como uma trava mesmo.
pro GPL eu uso 280 graus que é o que o volante gira no jogo, e discordo sobre que o g25 não adianta pro GPL, óbvio que adianta, afinal, usar embreagem e shifter é outra coisa!
pra pergunta do tópico:
enfim, no profiler eu uso 90/10/10 sem centralização de força com 280 graus de giro, não sinto nada de "irreal", esse negocio de tremer tudo na reta, é que tua força deve estar em 150 e pro GPL eh força demais, eu usava isso no início, mas cansa e ainda faz o volante ficar se batendo...
pro Rfactor depende do mod, mas uso de 420 a 720 graus de giro com 150/10/10 no profiler, e uso o RealFeel que é um plugin que melhora o ffb.
se nem assim você gostar, desativa todas as reorientações de força e ativa a orientação central de força, aí vai se comportar como um volante de mola, mas fica toscão.
mas é normal no início vc achar tudo meio duro demais, mas depois acostuma...
mas tudo depende do seu volante, tem volante que o ffb não é muito bom...
Dener- 2º Piloto
Re: Configuração force feedback
Dener wrote:e aí, melhorou?
Dener ajudou cara,mais logo consequi o patch do FF para o GPL,ai ficou zeo!Mais valeu a força!
A.luiz- Piloto de GP2
MOMO FFB
Pessoal, não sei o que pensar...
Depois de muito tempo só paquerando, finalmente consegui adquirir o tão-sonhado MOMO.
Instalei e fui direto para o GPL, depois de muito fuçar no fórum. Esperava sentir no volante qualquer saída de pista, tremedeira quando passar sobre a zebra, diferença de peso em derrapagens... E nada, a única coisa que consegui foi um volante mais pesado do que o meu anterior, um ThrustMaster Ferrari GT (que vivia com o vibra desligado).
Fiz alguma besteira no setup ou estava esperando demais? Brigadão.
Depois de muito tempo só paquerando, finalmente consegui adquirir o tão-sonhado MOMO.
Instalei e fui direto para o GPL, depois de muito fuçar no fórum. Esperava sentir no volante qualquer saída de pista, tremedeira quando passar sobre a zebra, diferença de peso em derrapagens... E nada, a única coisa que consegui foi um volante mais pesado do que o meu anterior, um ThrustMaster Ferrari GT (que vivia com o vibra desligado).
Fiz alguma besteira no setup ou estava esperando demais? Brigadão.
Ernesto- Piloto de videogame
Re: Configuração force feedback
Ernesto
O GPL quando foi feito nao tinha suporte para force feedback, logo foram feitos alguns ajustes pra isso. Existe um patch que fornece o suporte, mas garanto para vc... tenho o MOMO tb e nunca consegui me acertar com qualquer configuração que seja de force feedback no gpl. Fiquei só com o retorno de força para o centro que pode ser configurado pelo painel de controle do windows...
O GPL quando foi feito nao tinha suporte para force feedback, logo foram feitos alguns ajustes pra isso. Existe um patch que fornece o suporte, mas garanto para vc... tenho o MOMO tb e nunca consegui me acertar com qualquer configuração que seja de force feedback no gpl. Fiquei só com o retorno de força para o centro que pode ser configurado pelo painel de controle do windows...
Fernando Tumushi- Campeão Mundial
Re: Configuração force feedback
Obrigado pela informação, Fernando. Eu até pensei nisso, mas usei nos outros que tenho (Colin McRae, Nascar e F1C) e dá no mesmo. Não vejo tanto realismo nas reações, talvez os anos de volantes simples, sem FFB, tenham feito com que me acostumasse com eles, tão levinhos, até parece manche de avião... De qualquer maneira, a "pega" do aro do MOMO é excelente, dá muita segurança; não me arrependo, não... Se pudesse adaptar os pedais do ThrustMaster no MOMO seria perfeito, são os melhores que já experimentei!
Ernesto- Piloto de videogame
Re: Configuração force feedback
ernesto, eu uso os pedais do thrustmaster com o momo. pra fazer isso eu ligo os dois volantes ao mesmo tempo no pc, funciona sem problemas...
quanto ao force feedback, eu uso meio fraco no gpl, mas é o suficiente para sentir quando o carro vai sair de traseira. se vc tem o NR2003 vai ver que os efeitos sao bem reais e no iracing é mais real ainda.
tenho o gpl em dois pcs aqui em casa, no que eu to agora minha configuracao pro volante é essa:
[ Joy ]
allow_force_feedback = 1 ; Use FF if device has it
force_feedback_latency = .125 ; force feedback latency(secs)
force_feedback_damping = 80 ; force feedback damping coefficient
max_steering_torque = 150 ; steering torque in N*in giving max device force
quanto ao force feedback, eu uso meio fraco no gpl, mas é o suficiente para sentir quando o carro vai sair de traseira. se vc tem o NR2003 vai ver que os efeitos sao bem reais e no iracing é mais real ainda.
tenho o gpl em dois pcs aqui em casa, no que eu to agora minha configuracao pro volante é essa:
[ Joy ]
allow_force_feedback = 1 ; Use FF if device has it
force_feedback_latency = .125 ; force feedback latency(secs)
force_feedback_damping = 80 ; force feedback damping coefficient
max_steering_torque = 150 ; steering torque in N*in giving max device force
Felipe Gamper- Piloto de testes
Re: Configuração force feedback
Legal a dica, Felipe, obrigado. Agora uma perguntinha que pode ser besta, mas lá vai: para usar as configurações do CORE.INI eu tenho que configurar o WingMan p/ deixar o jogo configurar o FFB, né?
Ernesto- Piloto de videogame
Re: Configuração force feedback
eu nao uso o wingman, deixo o programa fechado mesmo... mas se vc usa eu acho q tem que configurar la tambem
Felipe Gamper- Piloto de testes
Re: Configuração force feedback
Ernesto wrote:Legal a dica, Felipe, obrigado. Agora uma perguntinha que pode ser besta, mas lá vai: para usar as configurações do CORE.INI eu tenho que configurar o WingMan p/ deixar o jogo configurar o FFB, né?
Voltando do apagão do fórum, para desespero geral.
Ernesto, o ideal é desativar o software da Logitech e deixar só o GPL controlando o FF. As versões mais novas do GEM facilitam o trabalho de configurar os parâmetros, mas tem que ter paciência pra ficar testando pequenos ajustes até encontrar o que fica melhor pra você.
O FF do GPL não é ruim não (experimente a Eau Rouge em Spa pra sentir a variação de peso no volante durante o sobe e desce dessa curva). Embora não seja tão sofisticado quanto o rFactor com realFeel ou o Power & Glory, só tem que perder um tempo tentando achar o acerto que lhe agrade mais.
Como disse o Gamper, FF "de verdade" só mesmo no iRacing.
tio italo- Vice-campeão mundial
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