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Dicas e segredos da pilotagem nos ovais!

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Post by Raoni Frizzo 29/5/2009, 11:04

O Toni me mandou um texto com uma imagem anexa muito interessante. Dá algumas dicas de como se comportar em um circuito oval. Ultrapassagens, pilotagens e alguns acertos, que acabam diferenciando bastante o estilo de corrida das pistas mistas.



CIRCUITOS OVAIS

Guiar em um oval de alta velocidade é muito diferente da Formula 1 ou de corridas em
circuitos mistos. Em um oval não se pode errar: se a traseira do seu carro
escapar numa derrapagem, você está em maus lençóis. Na verdade, há pouca ou
nenhuma chance de recuperar o controle. Sentir os limites do carro e da pista
em um oval é muito mais difícil que numa pista normal.

Para começar, você tem que regular o carro para que ele saia de frente. As rodas
dianteiras devem escapar antes das traseiras, exatamente o contrário do que se
quer em um circuito misto. Nos ovais, você regula o carro pensando na
dianteira, enquanto normalmente se preocuparia mais com as rodas de trás. Na
curva mais rápida do mundo na Formula 1, você pode sair de traseira e ainda
terá uma boa chance de corrigir o carro. Em um oval, tentar fazer isto é querer
se incomodar.

A primeira lição, ao regular um caro para andar num oval, é que a pressão dos
pneus dianteiros precisa ser maior que a dos traseiros. Se ela for igual ou
menor, você não conseguirá equilibrar o carro ou não encontrará o seu limite na
pista. Muito provavelmente, baterá sem
sequer ter conseguido andar muito rápido.

Pilotar um carro num oval pode parecer fácil, mas não é. Quando você entra numa curva,
tem que virar o volante com cuidado. Se precisar tirar o pé do acelerador, ou
usar os freios, tem que ser muito mais cuidadoso do que numa pista comum. Tudo
o que você faz provoca uma reação muito mais rápida que o normal, porque as
velocidades são muito maiores, de modo que tem de tentar minimizar estas
reações.

Quando você vira o volante num oval, e as rodas da frente começam a escorregar no
ponto de tangência da curva, você atinge o limite. A partir daí, pode começar a
mexer nos aerofólios com muito cuidado, para conseguir um comportamento mais
neutro do carro. Quando conseguir fazer o carro sair só um bocadinho de frente,
verá que sua velocidade vai aumentar, e que poderá usar mais potência. Você
precisa chegar ao ponto em que estará fazendo a curva com o pé no fundo, ou
quase, com o carro deslizando de lado nas quatro rodas, numa bela derrapagem
controlada. Para chegar a uma situação dessas, é preciso aumentar a velocidade
na pista devagar e tomando muito cuidado.


Last edited by Raoni Frizzo on 29/5/2009, 11:21; edited 2 times in total
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Post by Raoni Frizzo 29/5/2009, 11:08

MUITO TREINO

Entenda que é preciso se dar conta de que as coisas que se experimenta num oval são
muito diferentes das que se encontra em qualquer outro lugar do mundo. Quando
se está começando a aprender o estilo diferente, é a técnica necessária'ria
para guiar num oval, já é muito andar numa velocidade competitiva ao redor da
pista sozinho. Depois você vai passar para o segundo estágio que é andar no
meio dos outros carros, usar o vácuo, ultrapassar, lidar com uma turbulência
violenta, tudo isso muito próximo de outros carros e fazendo as curvas numa
velocidade altíssima.

A primeira a observar andando no trafego nos ovais é o respeito que os outros
pilotos tem com a sua trajetória nas curvas. Nas grandes speedways, você tem de
ser muito menos agressivo que o normal, devido a alta velocidade. Antes de
dirigir de forma agressiva é preciso estar acostumado com que se está fazendo,
o que é extremamente importante quando você está lutando por posições e
ultrapassando outros carros. É preciso respeitar a trajetória dos outros. Não é
possível chegar numa curva a 340, 350 km/h e cortar a frente de outro piloto.
Você precisa ter idéia de quanto está se beneficiando do vácuo do carro que
está na sua frente, de modo que possa saber exatamente onde vai sair fora e
ultrapassá-lo.

Será possível passar antes que ele entre na curva ? Quando o piloto que você está
ultrapassando está empenhado em fazer uma curva num oval, não tente
intimidá-lo. Ele não pode errar e você também não. O resultado de uma tentativa
de intimidação provavelmente será um acidente muito sério. Não é como uma pista
normal, onde pode-se entrar na curva por dentro dos adversários até o ponto da
tangência. Numa velocidade mais baixa, em pistas mistas, pode-se tentar forçar
o adversário a tirar o pé, pressionando até o último momento, porque ele sempre
terá espaço e uma margem segura de erro. Em um oval, você tem de respeitar a
trajetória dos outros pilotos nas curvas.

É muito importante, nos ovais, sair das curvas a velocidade máxima. Se você
estiver andando atrás de outro carro, tentando ultrapassá-lo, e o equilíbrio
aerodinâmico estiver prejudicado pela turbulência, pode sair de frente ou de
traseira nas curvas. Isto pode forçá-lo a aliviar um pouco o acelerador, e as
200 ou 300 rotações que perder na curva significam que você vai andar 200 ou
300 RPMs mais lento ao longo de toda reta seguinte.

Se quiser ultrapassar alguém, precisa sair da curva a velocidade máxima. Às vezes,
é preciso sacrificar um pouco a velocidade ao entrar na curva, para poder acelerar
antes e sair dela com mais velocidade. Desta maneira, você será capaz de
ultrapassar alguém que esteja duelando com você, ou então defender melhor sua
posição. Está é uma técnica que também se usa em circuitos mistos, mas neles é
muito menos importante que nos ovais.

Para ultrapassar em um oval, e preciso seguir
o carro que está à sua frente bem de perto. Em Indianápolis você esta sempre
acima dos 320 km/h, mesmo no ponto mais lento das curvas, e é difícil sentir-se
a vontade andando no vácuo de outro carro a esta velocidade. Quando se anda
atrás de dois ou três carros numa destas pistas, a turbulência vai tornar o ar
que passa pelas asas do seu carro tão "sujo" que elas não vão
trabalhar como seria normal.

Só manter o carro andando junto com o grupo já é uma tarefa difícil, porque você
tem de fazer as curvas junto com eles. Se não fizer, eles vão embora e você
fica para trás.


Last edited by Raoni Frizzo on 29/5/2009, 11:17; edited 1 time in total
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Post by Raoni Frizzo 29/5/2009, 11:15

SAINDO DE FRENTE OU DE TRASEIRA

Como já vimos antes, se diz que o carro sai de frente, ou substerça, quando os pneus
da frente perdem a aderência primeiro, e o carro tende a continuar reto. Quando
acontece o contrário, isto e, os pneus traseiros é que escorregam, e o carro
vira para dentro da curva, ele sai de traseira, ou é sobreesterçante.

Se seu carro sair de frente quando você estiver entrando numa curva, você precisa
guiar como se estivesse num kart. Faça um movimento rápido e preciso com o
volante, para a que a traseira deslize e faça o carro derrapar de lado, em vez
de apontar o nariz para fora da curva. Durante a curva, você pode tentar fazer
a traseira do carro derrapar: para dar um impulso à parte de trás do carro,
experimente usar o acelerador de forma rápida e brusca. Pise forte no
acelerador que você terá mais potência nas rodas traseiras, o que ajuda a
anular a tendência a substerçar. Esta é a técnica para circuitos mistos.

Em um oval, porém, não é possível ser tão ríspido no controle do carro. Você deve
concentrar-se em mudar a trajetória ao fazer a curva. É uma técnica que,
algumas vezes, é útil em circuitos mistos, mas nos ovais é absolutamente
necessária. Você altera o ponto de tangência para fazer a curva o mais aberto
possível.

Sair de traseira é exatamente o contrário de sair de frente, e a diferença da
técnica também é total. Com um carro sobreesterçante, entra-se com cuidado na
curva. Quando pisar no acelerador, é preciso ser também suave e progressivo.
Lembre-se, a traseira do carro está "pendurada" , você precisa
movimentar o volante e acelerar como se estivesse em câmera lenta.

Em um oval, com um carro que sai de traseira, você precisa mexer no volante o
mínimo possível, e bem devagar. Precisa ser extremamente suave,. Se houver uma
ondulação ou qualquer outra coisa que mude o comportamento do carro, você pode
acabar em sérias dificuldades.

Você pode usar marchas diferentes para reduzir a tendência do carro a sair de frente ou de
traseira. Se o carro sobreesterçar, você pode usar uma marcha mais alta, para
fazer a traseira ficar menos nervosa. Se ele sair de frente, você pode usar uma
marcha mais reduzida, acelerando mais o motor, para soltar a traseira e
contrabalançar a tendência do carro. Quanto mais potência transmitir ao eixo
traseiro, maior a chance de soltar a traseira. Mas você também pode fazer o
carro sair de traseira entrando na curva sem acelerar. Muita potência faz a
traseira escapar, mas o mesmo acontece se a aceleração for muito pouca.
Raoni Frizzo
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Bi-campeão mundial
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Post by Raoni Frizzo 29/5/2009, 11:20

BARRAS ESTABILIZADORAS

As barras da suspensão limitam a inclinação do carro nas curvas. Em muitos
monopostos, há alavancas de regulagem tanto para a barra traseira como para a
dianteira. É preciso ajustar as alavancas de tal modo que, durante a corrida,
seja possível endurecer e amolecer as barras. Primeiro, acha-se o ponto ideal
de regulagem, durante os treinos e qualificação. Antes da corrida, colocam-se as barras no
meio da faixa de ajuste ideal. Deste modo, você tem mais possibilidades de
alterar a regulagem durante a prova.

Leva algum tempo até se habituar com o ajuste das barras. Se você não for cuidadoso
e não estabelecer uma linha de conduta, pode se confundir. É necessário
decidir, antes da corrida, se vai tentar anular alguma tendência do carro sair
de frente endurecendo a barra dianteira ou amolecendo a barra traseira. Existem
duas alternativas, é preciso decidir qual usar.

Se seu carro sair de traseira, provavelmente você não vai querer perder aderência
na frente. O que você quer é mais tração na traseira do carro. O melhor então,
é amolecer um pouco a barra traseira. Mas você também pode endurecer um pouco a
barra dianteira, para soltar um pouco a frente e anular a tendência a sair de
traseira. De qualquer modo, você precisa decidir que caminho tomar antes da
corrida, de maneira que você faça os ajustes automaticamente, quando o
equilíbrio do carro mudar durante a prova.

Lembre-se, para qualquer situação o preferente ao traçado e ataque a curva é sempre de
quem ocupa a posição à sua frente, esteja ele dentro ou fora do traço ideal.

Estude seu adversário por algumas voltas, afinal de contas não vale a pena jogar fora a
corrida por uma atitude mal pensada, especialmente quando já se deram muitas
voltas.

Uma corrida só acaba quando ultrapassada a linha de chegada.
Raoni Frizzo
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Bi-campeão mundial
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Post by Raoni Frizzo 29/5/2009, 11:27

Dicas e segredos da pilotagem nos ovais! Ovais.th

Pra ver a imagem no tamanho real, clique nela.
Raoni Frizzo
Raoni Frizzo
Bi-campeão mundial
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Post by tio italo 29/5/2009, 13:32

Muito bom. metal
tio italo
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Vice-campeão mundial
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Post by Oswaldo_Ariede 11/6/2009, 09:22

Muito bom mesmo! Parabéns Raoni e Italo! Obrigado pelas dicas tinha noção de como funcionavam as coisas mas estas dicas são de grande importância para os novatos como eu que estava acostumado - com o NASCAR 2003 da papyrus que é bem simples em acerto de setups.
Oswaldo_Ariede
Oswaldo_Ariede
Piloto de testes
Piloto de testes


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Post by Toni_Andrade 11/6/2009, 13:20

Obrigado! Shocked
mas como ia dizendo, . . . tanto no papyrus qto no mod TA no Projecttorque
as regras se aplicam em qualquer categoria. Os ovais nos põe a prova
o nivel de concentração e a capacidade de tomar decisões em frações de
segundos.
Tem uma regrinha básica e rápida que aplicamos no projecttorque que é
a seguinte:
Overtake Left------Draft Right
que era mto usada na série nascar papyrus tambem.
Toni_Andrade
Toni_Andrade
Piloto de F-BMW
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