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Campeonato de ovais!

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Post by Raoni Frizzo 12/2/2009, 02:08

Ae pessoal, desde o ano passado estamos com uma idéia de realizarmos um campeonato de ovais, até mesmo pra mudar um pouco a rotina das corridas do fórum, e por saber que alguns daqui curtem esse tipo de circuito. Eis que andamos testando algumas pistas com diversos carros e chegamos a conclusão de criarmos um campeonato de ovais. Aí vão alguns motivos:

POR QUE CAMPEONATO DE OVAIS?

Como disse antes, algumas pessoas (me incluo nesse grupo) gostam desse tipo de corrida, que proporciona disputas bem interessantes. Lógico que é um estilo bem diferente das pistas mistas, mas as ovais também tem suas virtudes, como ultrapassagens, disputas lado-a-lado, necessidade de uma estratégia de consumo de pneus bem elaborada, a dificuldade de saber lidar com o tráfego, e etc. Temos como exemplo a EOLC, que faz um campeonato desse tipo e o pessoal lá parece gostar bastante.

Sem contar que elas são pistas de aprendizado muito mais simples que as convencionais, o que em tese nivelaria a disputa entre todos os pilotos. Outra coisa interessante é que todas as pistas ovais tem no Track Database os setups do dark à disposição, que são muito estáveis.

QUAIS PISTAS? QUAIS DATAS? E QUAIS CARROS?

Para desafiar a todos nós e mostrarmos nossa versatilidade, fizemos uma seleção de 7 (sete) pistas. Todas de estilos variados. Temos mini-oval, oval curto, tri-oval, oval rápido, oval no sentido contrário, superspeedway e megaspeedway. Eis as pistas, datas e seleção dos carros para elas:

1ª ETAPA - 05 de abril - THOMPSON SPEEDWAY 1970 (Mini-oval)

Carros a serem usados: Mod 65 (apenas Cooper e BT7)

A pista de Thompson é o que chamamos de mini-oval. Extremamente curta, a volta dura na casa dos 20 segundos! Assim, o grande lance dessa pista é saber lidar com o tráfego intenso e manter um bom traçado, já que a troca de marchas e o trabalho de acelrador/freio é bem exigido. Uma corrida dinâmica, onde a paciência e saber atacar na hora certa podem ser os pontos-chave. Deixamos para essa etapa apenas a opção de uso da Cooper e da BT7, pois são carros leves e fáceis de guiar nessse circuito pequeno, o que deixaria a disputa mais equilibrada, teoricamente.


2ª ETAPA - 10 de maio - MILWAUKEE MILE (Oval curto)

Carros a serem usados: Mod 65 (apenas BRM, Brabham, Ferrari e Lotus)

Milwaukee é o chamado "oval de 1 milha". Rápido e dinâmico, aqui o setup e a pilotagem fazem a diferença. Também tem que haver um cuidado com pneus, câmbio e saber lidar muito bem com os retardatários. Além de tudo isso, Milwaukee possui uma atualização gráfica excepcional, a "Milwaukee Mile Rocks!". Um trabalho excelente que deixou a pista sensacional! Deixamos para essa pista a seleção dos carros mais rápidos do Mod 65, que são ágeis e fáceis de controlar nesse tipo de circuito.


3ª ETAPA - 14 de Junho - LAUSITZRING (Tri-oval)

Carros a serem usados: Mod 66 (carros de 3 litros apenas)

Lausitzring possui como atrativo o formato diferente de 3 curvas, em forma de triângulo (óbvio!). Pista de média-alta velocidade, exige bastante do setup e do piloto. um desafio diferente no campeonato! Aqui ficaria restrito o uso dos carros de 1966 de 3 litros apenas. Assim, teríamos um bom leque de opções dos bólidos, e todos com um desempenho até que bem similar. E são carros razoavelmente fáceis de controlar.


4ª ETAPA - 12 de julho - MICHIGAN SPEEDWAY (Super-oval)

Carros a serem usados: Mod 67 (escolha livre)

Michigan é aquela tradicional pista de altíssima velocidade, porém não se pode ficar acelerando o tempo inteiro. Tem que haver um cuidado em não forçar muito nas curvas para os pneus não esquentarem demais, além de saber jogar com o vácuo e poupar motor e câmbio. Aqui fica livre a escolha dos carros de 1967, mas tecnicamente Eagle e Lotus são os mais competitivos.


5ª ETAPA - 23 de agosto - MONZA MILANO OVAL (Oval no sentido contrário)

Carros a serem usados: Mod 67 (escolha livre, embora Eagle seja disparado o melhor)

Monza Milano é um oval em sentido horário, ao contrário dos demais. Pista de pé embaixo, onde lidar com o vácuo e motor é essencial. Também é preciso de muito juízo e perícia para a inclinação da pista não causar uma rodada ou um acidente. A inclinação das curvas faz dela a pista tecnicamente mais difícil de se realizar uma ultrapassagem durante uma curva, pois o risco de acidente é grande. Quanto à seleção dos carros, fica livre a escolha entre os 67, mas a Eagle é o melhor carro com certa folga.


6ª ETAPA - 27 de setembro - RAFAELA (Oval grande)

Carros a serem usados: Mod 69 (escolha livre)

Circuito argentino, Rafaela é um oval comprido (aprox. 4 km de extensão) com longas retas e curvas moderadamente inclinadas. Com os 69 a pista se torna quase um exercício de pé embaixo, embora esta atitude seja um pouco arriscada, pois as curvas são bem traiçoeiras. com o uso do Mod 69, a troca de vácuo será maior, o que torna a corrida mais interessante.


7ª ETAPA - 11 de outubro - TALLADEGA (Mega-oval)

Carros a serem usados: Mod 67 (apenas BRM e Ferrari)

Talladega seria a chamada pista "100% pé embaixo". Com isso, todos teoricamente andariam no mesmo nível, mas entraria em questão saber poupar o motor e saber trabalhar bem com o vácuo. Também possui algumas coisas traiçoeiras, como ficar numa linha ruim e se acidentar, sair do vácuo na hora errada e etc...

No final do ano fizemos testes com um pessoal usando apenas BRm e Ferrari, e o resultado foi fora-de-série! A diferença entre os carros é nula, com a BRM sendo 1 km/h mais rápida nas retas, enquanto a Ferrari ganhava poucos milésimos nas curvas. Eu e o John fizemos uma disputa sensacional, andando mais de 10 voltas lado-a-lado, ao melhor estilo F-Indy mesmo, parecia de verdade. Foi show de bola!
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Post by Raoni Frizzo 12/2/2009, 02:17

REGULAMENTO

O regulamento se basearia em muitas coisas similares ao atual sistema do 65:

- Equipes com até 3 pilotos, e nomes de livre escolha.

- Corridas na duração de 45 minutos, com qualify de 20 minutos. O modo de dificuldade continuaria sendo o Intermediate.

- Uso do Shift-r: o reset seria permitido APENAS 1 VEZ POR CORRIDA E SOMENTE EM CASOS DE ACIDENTE. Como são circuitos bem mais simples, 2 shift-r seria demais e poderia incentivar pilotagens mais suicidas, o que não combina com esse tipo de corrida. EM CASO DE EXPLOSÃO DE MOTOR, FICA PROIBIDO O USO DE SHIFT-R. OU SEJA, QUEBROU O MOTOR? FIM DE PROVA!!

- SISTEMA DE LARGADA: As largadas serão controladas, com o pole-position ditando o ritmo da volta de apresentação. Os pilotos deverão seguir em fila indiana. É proibido manobras bruscas na pace lap, como mudanças fortes na direção e brake-testings. Caso algum piloto causar acidente na pace lap, será analisado do conselho e receberá punição.


Ae pessoal, espero que se animem a participarem desse evento, que é uma experiência diferente e pode ser bem divertida. Só para encerrar, caso não tivermos um bom número de interessados aqui no nosso forum, estamos pensando em convidar os argentinos a correr também. O que acham?
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Post by Raoni Frizzo 12/2/2009, 11:35

Mário, a gente fez um teste com os TC em Talladega, e o resultado não foi nada animador. São carros muito largos, o que dificultou até mesmo em Talladega (uma pista muito larga) as disputas lado-a-lado e segurança nas ultrapassagens. Com os 67 ficou muito mais parelho e emocionante.

Além disso, o que pesa contra os Thundercars é que quase não há setups à disposição, o que complicaria a vida da maioria dos pilotos. Sem contar nos problemas pra instalar o mod, e etc. Realmente são carros interessantes, mas são extremamente violentos....huahauhauhuah
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Post by Fernando Tumushi 12/2/2009, 11:36

TC é pesado, desconfortavel e impilotável em grupo.... mas offline é divertido ver chegar a 375 !
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Post by Convidad 12/2/2009, 11:43

Entendi. O fato que voces pensaram nesta opcao ja me satisfaz. Nao cheguei a experimentar, mas escuntando os comentários de voces, provávelmente é melhor assim.

Mas uma corridinha "off" em uma pista bastante larga nao seria um barato? Só pra todo mundo poder xingar quem teve essa ídeia...? lol!

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Post by Fernando Tumushi 12/2/2009, 11:44

Uma prova extra campeonato em avus... andando no vacuo !!!

aiuhiauuhauiuiahuiahi seria de lascar !
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Post by Renato Mesa 12/2/2009, 11:50

bom q oval eh facil de decorar! nao precisa treinar mto!
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Post by Convidad 12/2/2009, 12:07

Olha lá, hein? Já pilotou NASCAR ou Fórmula Indy nos devidos jogos? É uma ciencia à parte. Especialmente o setup.

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Post by Fernando Tumushi 12/2/2009, 13:31

nascar 1 era um horror os pneus em atlanta, ams eu nem tinha ideia de como ajustar um setup, hj em dia deveria me sair melhor
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Post by Otavio Silveira 12/2/2009, 15:37

só uma sugestão, já que se trata de circuitos ovais: como todos sabem, nos Estados Unidos o sistema de classificação consiste no piloto ir para a pista sozinho e marcar 2 voltas rápidas, sendo contada sua melhor para validação do grid.

Já pensaram em fazer algo parecido no nosso campeonato? Não sei se viraria zona ou se o GPL vai aceitar isso na boa, mas mesmo no caso de termos mais de 19 pilotos, todos participam do treino de classificação, e todos que forem ficando em 20º ou para trás, já vão se retirando do server.
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Post by Fernando Tumushi 12/2/2009, 15:57

O server só aguenta 19 pilotos...

O que pode ser feito é o seguinte... se der 20 por exemplo, colocam-se 10 em um server e 10 em outro, com pelo menos um membro do conselho em cada um dos servers(caso não tenhamos 2 ou mais membros do conselhos aptos naquele instante, o conselho designa um outro piloto honorário para observar se tudo está certo), estipula-se uma ordem para que os pilotos entrem na pista, estes marcam os tempos que serão registrados pelo membro do conselho no server. Finalizadas as voltas de classificação, confrontam-se os tempos dos 2 servers e vemos quem foram os 19 primeiros. Os demais ficam de fora.

Isso em caso de PQ, caso não tenhamos só estipula-se a ordem para entrada na pista e marcam-se os tempos. Claro que isso vai demandar um estudo de quanto tempo demora cara um pra entrar na pista, fazer as voltas e retornar ao pit para que não tenhamos um tempo de qualify muito curto ou longo.

Em suma, idéia boa, diferente e viável se esquematizarmos direitinho. Boa EDIT: OTAVIO !


Last edited by Fernando Tumushi on 12/2/2009, 16:22; edited 1 time in total
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Post by Convidad 12/2/2009, 16:02

Acho que vou ter que difernciar os logotipos da equipe pra cada piloto.

A sugestao veio do Otávio lol!

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Post by Fernando Tumushi 12/2/2009, 16:22

4 e pouco da tarde aqui.... mesa cheia de papel e falta de atenção dá nisso... foi mal
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Post by John White 12/2/2009, 17:25

Olhas os caras!

Mas pô, não poderia começar antes?!hehe

sobre a proposta do qualy, gostei!
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Post by Otavio Silveira 12/2/2009, 17:51

Quanto ao tempo de qualy, já que por regulamento são 20 minutos, para não atrapalhar a agenda de ninguém, pode-se iniciar o server antes e quem já estiver no VROC vai adiantando o treino. Por exemplo, iniciar o server 20 minutos antes com 40 minutos para todos treinarem.
Circuitos como Thompson pode-se permitir até 3 voltas lançadas.

Por sinal, me parece inédita a idéia de um campeonato usando vários MOD's diferentes (entenda-se o GPLBR como uma liga constituída de campeonatos de mod 65, 67 e 69, mas cada um com o seu)
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Post by Convidad 12/2/2009, 18:03

Pergunta. Como vai ser no caso de acidente?

Bandeira amarela e o líder vai ter que diminuir a velocidade e juntar todo mundo? Ou vai ter um ter um pace car?

Porque nesses velocidades, quem rodar ou bater nunca mais chega perto do pelotao. E aí desanima quem tiver lá atrás sozinho.

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Post by John White 12/2/2009, 18:06

Ainda quanto a classificação: O próximo poderia sair do pits quando o piloto da pista estivesse na reta oposta da segunda volta...ou seguindo ordem de um diretor de prova. Agora quanto yellow flag...hum ai não sei.
John White
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Post by Thiago Lemos 12/2/2009, 23:02

acho q vamos ter q trocar de jogo - indycar racing ou nascar kkkk

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Post by sergio-henrique 12/2/2009, 23:03

To entrando de gaiato aqui nas dicas...

Excelente a idéia do mini campeonato com diversos mods!

Agora acho que vocês estão criando muita frescurinha ai com bandeira amarela, e propostas de classificação...

Creio que deva ser o mais simples possível.
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Post by Raoni Frizzo 12/2/2009, 23:46

Yellow Flag infelizmente não rola, porque se a cada acidente ou toque no muro que tiver houver reajuste do pelotão, não haverá quase corrida em bandeira verde, imagino.....heheheheheh

Essa idéia do qualify com cada fazendo sua volta lançada de cada vez achei muito legal. Só que Talladega, por exemplo, o treino durará quase 1 hora, nesse esquema de 2 voltas lançadas pra cada piloto (cada volta em Talladega dura quase 50 segundos). A não ser que nos ovais mais longos a gente só permita 1 volta lançada.

Tem esse esquema também de alguém orientar o próximo piloto a já ir pra pista quando o que já estiver registrando tempo abrir a segunda volta. Só que teríamos que usar o chat, o que pode desconcentrar quem está na pista. Ou então colocaríamos uma regra como essa:

- Será definida antes da prova uma lista com a ordem dos pilotos a entrarem na pista no qualify da corrida. O último colocado da corrida anterior seria o primeiro a tentar a qualificação na corrida seguinte, e assim por diante, com o vencedor da etapa anterior fechando o treino classificatório.

- Com a ordem de qualificação já bem definida antes da corrida (é de ÓTIMO tom que todos os pilotos estejam cientes do seu memomento de ir para a pista), nós já saberíamos em qual momento ir para a pista. Sendo assim, O PILOTO QUE DEMORAR MAIS DE 30 SEGUNDOS PARA COMEÇAR A SAIR DOS BOXES, APÓS O PILOTO QUE JÁ ESTÁ NA PISTA CRUZAR A CHEGADA E ABRIR SUA SEGUNDA VOLTA, TERÁ APENAS A CHANCE DE REALIZAR 1 VOLTA LANÇADA!!!
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Post by Convidad 13/2/2009, 07:06

Considerando que temos amigos como o Raoni e o Gamper acabando com o estoque de aspirina: Porque nao invertemos simplesmente o grid? Ou seja. O vencedor da etapa anterior larga por ultimo e o ultimo leva a pole?

Ou como fazem na GP2: Lá, pra quem nao conhece, o grid é estabalecido depois da prova do sábado de tal forma, que o resultado da corrida anterior vale, MAS invertendo só os primeiros 8.

Ou seja: O oitavo da etapa anterior larga na pole, o o sétimo em segundo e assim por diante, sendo que o vencedor da etapa anterior larga em oitavo. A partir do 9o lugar vale o resultado da etapa anterior para o grid.

Eles escolheram esse método pra evitar os Raonis e Gampers da vida tornarem o campeonato um tédio scratch e ao mesmo tempo nao ter que botar um cara lerdo (sem ofensas), que pode atrapalhar todo mundo e causar um baita confusao, na pole.

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Post by Renato Mesa 13/2/2009, 11:38

Lógico que é mais facil de decorar as pistas...
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Post by Raoni Frizzo 13/2/2009, 11:44

Não tem como ter uma baita superioridade minha e do Gamper nesse tipo de pista. É impossível isso acontecer nos ovais, inclusive Talladega. Só se eu colocar nitro no meu carro....huahauhau

A briga vai ser nos milésimos entre praticamente todo mundo. Ainda mais numa pista curta de 20 segundos (Thompson), onde uma balançada a mais do carro pode fazer você perder umas 5 posições no grid.

Se quiserem fazer esse esquema de grid igual na GP2, invertendo os 8 primeiros, por mim sem problemas, mas acho desnecessário.
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Post by Fernando Tumushi 13/2/2009, 11:46

Ah tá.... e quem ganhou em indy ???
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Post by Raoni Frizzo 13/2/2009, 11:51

Ganhei porque tava de Lotus, e o motor do Dener foi pro quiabo, senão não ganhava.

Aliás, se eu contar o tanto de vitórias que ganhei de presente aqui no fórum eu perco a conta. É igual agora no 65, as três corridas eu não era o carro mais rápido, mas uma série de erros ou azares de vocês facilitaram minha vida. Eu não sei porquê vocês andam me colocando tanto assim num patamar de "invencibilidade", sinceramente...

Tá batendo um complexo de inferioridade geral por aqui, e isso não é a realidade...
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