Apanhando do volante
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Apanhando do volante
Agora que consegui recuperar minha máquina, fui dar as minhas primeiras voltas em Silver ontem.
Para minha surpresa, o carro tá inguiável. Qualquer mudança mínima na direção, ele mexe o curso do volante muito, não era assim.
Já recalibrei o volante várias vezes no jogo e nada. Olhando a volta do Gamper, o volante dele se comporta tão "suave". hehehe
Alguém tem alguma sugestão? Dá pra minimizar isso no setup?
Para minha surpresa, o carro tá inguiável. Qualquer mudança mínima na direção, ele mexe o curso do volante muito, não era assim.
Já recalibrei o volante várias vezes no jogo e nada. Olhando a volta do Gamper, o volante dele se comporta tão "suave". hehehe
Alguém tem alguma sugestão? Dá pra minimizar isso no setup?
Eddie666- Piloto de GP2
Re: Apanhando do volante
o steering ratio do setup? como está?
tem também aquele controle de Linear/non-linear que você faz nas opções.
Pra volante o pessoal costuma colocar uns 20% do linear.
tem também aquele controle de Linear/non-linear que você faz nas opções.
Pra volante o pessoal costuma colocar uns 20% do linear.
medeleta- Campeão Mundial
Re: Apanhando do volante
O lance do steering ratio no setup do carro é o seguinte:
Conforme vc aumenta o número 14, 15, 16, etc... vc diminui o curso do movimento das rodas.
Para vc testar isso coloque no mínimo o ajuste entre no carro e movimente o volante pra ver quantos gráus estão virando as rodas.Depois faça o mesmo teste invertendo o ajuste para maior número possível.
Uma coisa que já aconteceu comigo em alguma instalação que tive do Gpl coloquei mods 65 e Tc n sei se por isso e ele perdeu justamente esse ajuste do gráu do volante, eu posso mudar o valor que ele n altera nicas.Muito estranho como tudo no Gpl.É pouco provável que esteja acontecendo isso aí com vc.
Boa sorte, vai pedindo Help aquí se precisar.
Conforme vc aumenta o número 14, 15, 16, etc... vc diminui o curso do movimento das rodas.
Para vc testar isso coloque no mínimo o ajuste entre no carro e movimente o volante pra ver quantos gráus estão virando as rodas.Depois faça o mesmo teste invertendo o ajuste para maior número possível.
Uma coisa que já aconteceu comigo em alguma instalação que tive do Gpl coloquei mods 65 e Tc n sei se por isso e ele perdeu justamente esse ajuste do gráu do volante, eu posso mudar o valor que ele n altera nicas.Muito estranho como tudo no Gpl.É pouco provável que esteja acontecendo isso aí com vc.
Boa sorte, vai pedindo Help aquí se precisar.
Ha Maha- Piloto de F-BMW
Re: Apanhando do volante
É, muda o steering ratio e nas opções deixa o mais non-linear possível.
Deopois vai deixando mais liner à medida que vc for se acostumando, até achar o que vc prefira.
Eu deixo bem em cima daquele ponteiro que aparece na vertical, no fundo, o ponteiro de um mostrador de um painel que tem:P
Deopois vai deixando mais liner à medida que vc for se acostumando, até achar o que vc prefira.
Eu deixo bem em cima daquele ponteiro que aparece na vertical, no fundo, o ponteiro de um mostrador de um painel que tem:P
Eduardo Gaensly- Campeão Mundial
Re: Apanhando do volante
po por isso não consigo parar com o carro na pista de volante heheeheehe ta no 100% linear eheehehehee
Caio Lucci- Bi-campeão mundial
Re: Apanhando do volante
linear eh a barrinha toda na esquerda?
eu ajustei o meu volante pra fazer a rotação do mesmo angulo do volante do volante do GPL, prq nele da pra configurar qtos graus eu quero de movimentação. Ae o movimento que eu faço no volante, fica igualzinho no jogo.
Mas se o volante nao tiver isso, acho que fica embaçado deixar tudo no linear, prq a rotação eh diferente e deve ficar torto.
eu ajustei o meu volante pra fazer a rotação do mesmo angulo do volante do volante do GPL, prq nele da pra configurar qtos graus eu quero de movimentação. Ae o movimento que eu faço no volante, fica igualzinho no jogo.
Mas se o volante nao tiver isso, acho que fica embaçado deixar tudo no linear, prq a rotação eh diferente e deve ficar torto.
Renato Mesa- Vice-campeão mundial
Re: Apanhando do volante
por isso que meu volante tava ficando torto em relação ao do GPL
Caio Lucci- Bi-campeão mundial
Re: Apanhando do volante
o MOMO acho que nao tem essa opção caio. Voce instalou o driver da logitech?
se nao tiver, vc tem que ajustar a barrinha de linear ou nao.
se nao tiver, vc tem que ajustar a barrinha de linear ou nao.
Renato Mesa- Vice-campeão mundial
Re: Apanhando do volante
sim instalei o driver !!!
depois vou dar uma olhada la
depois vou dar uma olhada la
Caio Lucci- Bi-campeão mundial
Re: Apanhando do volante
corrigindo o que eu falei:
vc tem que ajustar a barrinha de qquer jeito. O driver eh bom pra regular o FF, entre outras coisas que seu volante suportar.
vc tem que ajustar a barrinha de qquer jeito. O driver eh bom pra regular o FF, entre outras coisas que seu volante suportar.
Renato Mesa- Vice-campeão mundial
Re: Apanhando do volante
po vou dar uma olhada onde regula o FFB porque como ta o meu volante vai quebrar no meio se eu continuar fazendo Rally no GPL
treme toda a mesa do PC eheheeh
treme toda a mesa do PC eheheeh
Caio Lucci- Bi-campeão mundial
Re: Apanhando do volante
eh kra, tem que abaixar...senao pifa rapido, alem de que vc nao vai aguentar o tranco a corrida inteira
Renato Mesa- Vice-campeão mundial
Re: Apanhando do volante
caraca! uhahuahuauha
foda quando começa a tremer tudo nessa porra
eu vou ver se mexo na barra de linearidade do volante aqui tb...
foda quando começa a tremer tudo nessa porra
eu vou ver se mexo na barra de linearidade do volante aqui tb...
Thiago Lemos- Tri-campeão mundial
Re: Apanhando do volante
deixar o FFB bem forte eh mais um desafio em corridas longas, mas pode ficar mais dificil de pilotar...
so pra esclarecer: o steering ratio regula quantos graus do volante vc tem q virar pra virar um grau das rodas (nao sei se eh em graus a medida, mas o raciocinio eh esse). ou seja, aumentando a relacao, vc vai ter d virar mais o volante para q as rodas virem a mesma quantidade. entao se vc colocar no maximo, valor mais alto, pode ocorrer do seu volante nao ter curso para virar td q o carro suporta. porem, isso nao ocorre no tcl, ja que no controle digital do tcl vc sempre alcanca o maximo.
caio, eu tenho um momo e ele nao fica puxando pra nenum lado. oq acontece eh q na maioria dos setups, o carro fica puxando para um lado de proposito, visando um tempo de volta melhor. por exemplo, em monza so interessa virar pra direita, a unica curva pra esquerda eh simples demais. entao se acerta o carro pra fazer bem as curvas pra direita. uma consequencia disso eh q o carro nao anda em linha reta, fica puxando pro lado. vc pode ver isso quando assiste corridas em ovais, o cara ta na reta mas o volante ta virado pro lado de fora.
por ultimo, separar os eixos de acelerador e freio eh fundamental. as vezes eh necessario frear e acelerar ao mesmo tempo e isso so eh possivel com a separacao dos eixos. com isso, vc tem mais controle do carro. no geral, o "certo" no gpl seria comecar a frear com td sem acelerar nada e, conforme o carro vai diminuindo a velocidade, vc vai tirando aos poucos o pe do freio e, ao mesmo tempo, "encostando" o pe no acelerador. assim evita a maior preocupacao numa freada: o travamento das rodas traseiras.
mas isso eh so um exemplo, uma curva eh uma curva, outra curva eh outra curva.
neste site tem um guia de setup mto bom: http://www.dee.ufcg.edu.br/~lcarlos/index.htm
so pra esclarecer: o steering ratio regula quantos graus do volante vc tem q virar pra virar um grau das rodas (nao sei se eh em graus a medida, mas o raciocinio eh esse). ou seja, aumentando a relacao, vc vai ter d virar mais o volante para q as rodas virem a mesma quantidade. entao se vc colocar no maximo, valor mais alto, pode ocorrer do seu volante nao ter curso para virar td q o carro suporta. porem, isso nao ocorre no tcl, ja que no controle digital do tcl vc sempre alcanca o maximo.
caio, eu tenho um momo e ele nao fica puxando pra nenum lado. oq acontece eh q na maioria dos setups, o carro fica puxando para um lado de proposito, visando um tempo de volta melhor. por exemplo, em monza so interessa virar pra direita, a unica curva pra esquerda eh simples demais. entao se acerta o carro pra fazer bem as curvas pra direita. uma consequencia disso eh q o carro nao anda em linha reta, fica puxando pro lado. vc pode ver isso quando assiste corridas em ovais, o cara ta na reta mas o volante ta virado pro lado de fora.
por ultimo, separar os eixos de acelerador e freio eh fundamental. as vezes eh necessario frear e acelerar ao mesmo tempo e isso so eh possivel com a separacao dos eixos. com isso, vc tem mais controle do carro. no geral, o "certo" no gpl seria comecar a frear com td sem acelerar nada e, conforme o carro vai diminuindo a velocidade, vc vai tirando aos poucos o pe do freio e, ao mesmo tempo, "encostando" o pe no acelerador. assim evita a maior preocupacao numa freada: o travamento das rodas traseiras.
mas isso eh so um exemplo, uma curva eh uma curva, outra curva eh outra curva.
neste site tem um guia de setup mto bom: http://www.dee.ufcg.edu.br/~lcarlos/index.htm
Felipe Gamper- Piloto de testes
Re: Apanhando do volante
opa bom saber que mais alguem aqui tem momo !!!!
e Gamper eu comecei a perceber esse esquema do Setup ai achei que o volante tava se auto-descalibrando mais na verdade era os pneus esquentando e mudava as reações em linha reta ehehehehee
depois se puder me da umas dicas ai daquele LWEMon e tal
e Gamper eu comecei a perceber esse esquema do Setup ai achei que o volante tava se auto-descalibrando mais na verdade era os pneus esquentando e mudava as reações em linha reta ehehehehee
depois se puder me da umas dicas ai daquele LWEMon e tal
Caio Lucci- Bi-campeão mundial
Re: Apanhando do volante
putz fui andar agora !!!!!
descobri que regular o volante influencia mais que um setup hhehehehee
quanto a lineariedade achei bem melhor deixar mais linear, um pouco mais linear que o pontei daquele conta giros que tem em baixo e a steering ratio mudei de 15:1 pra 10:1 o carro ficou bem mais agil
descobri que regular o volante influencia mais que um setup hhehehehee
quanto a lineariedade achei bem melhor deixar mais linear, um pouco mais linear que o pontei daquele conta giros que tem em baixo e a steering ratio mudei de 15:1 pra 10:1 o carro ficou bem mais agil
Caio Lucci- Bi-campeão mundial
Re: Apanhando do volante
Mexi na linearidade e realmente resolveu. Engraçado que sempre corri com mais para linear. Enfim... Agora é parar de rodar toda volta huiahauihaiua
Ah, o steering tá em 16:1.
Ah, o steering tá em 16:1.
Eddie666- Piloto de GP2
Re: Apanhando do volante
Caio Lucci wrote:
depois se puder me da umas dicas ai daquele LWEMon e tal
mas eu nao sei oq eh LWEMon...
Felipe Gamper- Piloto de testes
Re: Apanhando do volante
Felipe Gamper wrote:Caio Lucci wrote:
depois se puder me da umas dicas ai daquele LWEMon e tal
mas eu nao sei oq eh LWEMon...
É o profiler da Logitech
Caio Lucci- Bi-campeão mundial
Re: Apanhando do volante
no profiler vc configura umas coisas, como a intensidade do FFB.
Renato Mesa- Vice-campeão mundial
Re: Apanhando do volante
eu tenho corrido com a barra no non-linear 90%...
talvez ai esteja o pq nao sou competitivo !!!
gamper seus dias de supremacia estao contados !!!
PS: Thiago seus dias tambem estao contados!!!
pronto assim ele nao magoa...
talvez ai esteja o pq nao sou competitivo !!!
gamper seus dias de supremacia estao contados !!!
PS: Thiago seus dias tambem estao contados!!!
pronto assim ele nao magoa...
alex- Piloto de testes
Re: Apanhando do volante
Meu volante tá estranho.
Quando eu viro ele pra direita, uns 45° mais ou menos, o volante do carro (no jogo) fica maluco, virando pra um lado e pro outro. Deve ser por ser meio velho já, poderia ser alguma sujeira?
Vcs sabem como limpar, se passo algum lubrificante dentro dele pra melhorar? Não tem perigo de dar algum curto em alguma coisa?
Valeu!
Quando eu viro ele pra direita, uns 45° mais ou menos, o volante do carro (no jogo) fica maluco, virando pra um lado e pro outro. Deve ser por ser meio velho já, poderia ser alguma sujeira?
Vcs sabem como limpar, se passo algum lubrificante dentro dele pra melhorar? Não tem perigo de dar algum curto em alguma coisa?
Valeu!
Eduardo Gaensly- Campeão Mundial
Re: Apanhando do volante
Eduardo Gaensly wrote:Meu volante tá estranho.
Quando eu viro ele pra direita, uns 45° mais ou menos, o volante do carro (no jogo) fica maluco, virando pra um lado e pro outro. Deve ser por ser meio velho já, poderia ser alguma sujeira?
Vcs sabem como limpar, se passo algum lubrificante dentro dele pra melhorar? Não tem perigo de dar algum curto em alguma coisa?
Valeu!
Deve ser sujeira ou desgaste nos potenciômetros. Vou contatar um especialista e volto mais tarde...
tio italo- Vice-campeão mundial
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