GPL BRASIL
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

+11
John White
alex
HMM
Eduardo Gaensly
Raoni Frizzo
Fernando Tumushi
luizhm0reira
medeleta
sergio-henrique
Dener
Thiago Lemos
15 posters

Page 3 of 4 Previous  1, 2, 3, 4  Next

Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by HMM 22/10/2008, 18:46

Desculpe minha intromissão no assunto.

Mas o que posso afirmar, é que está falatando alguma "coisa" pro as decisões do conselho funcionarem como desejado sem que isto gere uma discussão sem fim.

Acho interessante o conselho analisar a corrida e ver como os participantes estão se comportando na pista para o bom e saudável divertimento de todos.

Em primeiro lugar, acredito que:
- O piloto que se sentir prejudicado por algum incidente, deve se manifestar diretamente ao conselho.

Segundo:
- Que a parte causadora ou citada, pode entrar com o seu recurso de defesa.

Terceiro: um post fixo para a entrada dos recursos junto ao conselho, onde só as partes envolvidas e o conselho se manifestem.

Quarto: o conselho pode e deve analisar as replays das corridas, mas se nenhum competidor se sentir prejudicado, o ma´ximo que o mesmo deve fazer é advertir qto ao modo de pilotagem e como melhorá-lo.

Se for organizado desta maneira, estes incidentes e bate boca acabarão e se tiverem, ficarão somente entre o conselho e as partes envolvidas.

Abs.
HMM
HMM
Piloto de GP2
Piloto de GP2


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by medeleta 22/10/2008, 18:57

verdade helerson, acho q temos q organizar isso melhor, mesmo.

é por que esse negocio da punição é novidade no campeonato.

e eu vi o video-argumento do dener. interessante.



outra coisa, existe outra forma de fazer essa organização sem punição? tipo... nao sei, mas acho q quando rolam tantas punições é por que alguma coisa ta errado...

medeleta
Campeão Mundial
Campeão Mundial


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Dener 22/10/2008, 18:59

Boa raul, se for pra conversar blz. Eu não te conheço direito, sei lá se vc tava falando sério ou não, se ler oq vc falou sem conhecer a pessoa muda completamente o sentido, entende?

é BRT, 1mb, desde zandsvoort não está dando mto lag pra mim, vcs podem ver que os outros carros piscam pouco, eu mesmo passei a corrida inteira com o raoni no retrovisor e ele tava normal, passei um monte de gente também e foi normal... um dia antes a gente fez um treino de 50 voltas, eu troquei mais de 8 vezes de posição com o john e foi normal...
O problema é que deu lag na hora que não deveria, e causou o acidente.

Sempre que tem gente piscando muito na minha frente eu nem tento passar, pq nem tem como, quando tá piscando é como se o carro ocupasse a pista inteira, por onde quer que vc passe causa acidente... eu mesmo ja fiquei duas voltas sem passar o eduardo gaensly em hockenheim pq ele tava piscando MUITO, só passei quando ele saiu da pista... oq acontece é que parecia mesmo que o italo tinha tirado pra dentro, dá pra ver no vídeo, principalmente se vc botar fullsreen... mas não foi isso que aconteceu, deu lag bem na hora e eu fui punido por causa disso.

sobre o vídeo, ainda estou esperando ser processado, assim que for eu posto aqui pra vcs entenderem porque eu disse que o conselho não tratou casos praticamente iguais de forma igual.

To no vroc pra se alguém quizer falar via chat comigo, pra resolver se ficou algo mal entendido sobre oq eu escrevi aqui no tópico e tudo mais smiley do caio


Last edited by dener_silveira_rodrigues on 22/10/2008, 19:02; edited 1 time in total
Dener
Dener
2º Piloto
2º Piloto


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Eduardo Gaensly 22/10/2008, 19:01

Aqui ó:
Sabe ler inglês? então leiam e divaguem um pouco sobre o texto e as figuras.
http://adc.speedgeezers.net/gplps/guides/gplrecdrivbehav/

Não sabe ler inglês? Então, basicamente o que diz é, respeite mais a corrida do outro do que a sua.

Nenhum retardatário tem que sair da frente de quem tá vindo dar volta, isso é perigoso porque:
Se o cara tá uma volta atrás de vc, é óbvio que ele:
a) tem menos habilidade;
b) está com um carro mais difícil de pilotar nessa corrida ou;
c) rodou e tá puto da vida pq o cara que ele poderia competir tá vindo dar uma volta
Então, o esquema é esperar um local seguro pra ultrapassar, e lógico, o retardatário tem que colaborar um pouco, não dividir freiada ou tirar um pouco (um pouco!!!) o pé (ou dedo) do acelerador, numa reta ou curva segura, quando o que vier mais rápido tiver colocado o carro de lado.

Se vc tá vendo que vem alguém rápido, não precisa sair do traçado, apenas fique em um canto da pista, qualquer canto, mas só naquele canto! Fica mais fácil pra quem vem atrás prever pra onde tirar o carro na hora de passar.

Enfim, ninguém quer que as corridas sejam entediantes, fila indiana e sem disputas. Já tivemos ótimas disputas e já tivemos ótimas corridas. O que todo mundo quer é ser respeitado na corrida. Não importa se tiver meio ou 20 segundos mais lento por volta.
É simples, é só colocar a corrida do outro acima da sua, ficar meio longe, esperar um a oportunidade segura pra tentar uma ultrapassagem, e se for ser ultrapassado, colaborar.
Deixa o carro em um canto da pista, deixe bem claro pro outro o que vc vai fazer.

Acho que é isso...
http://adc.speedgeezers.net/gplps/guides/gplrecdrivbehav/
Agente tinha que traduzir isso, e depois fazer provas com perguntas dissertativas.
Aí sim!
Vamos lá, animo pessoal, México em aí com Tequilas e margaritas e mexicanas

Dener, vc é rápido, só falta um pouco mais de calma. No Mpexico vc vai largar lá de tras, vai ser um inferno a tua corrida, provavelmente vc vai se envolver em algum acidente na largada e vai chegar pra passar uma galera durante a corrida, mas vai ter que saber que nos Esses, não dá pra dar passagem! Então perde uns segundos, mas depois passa com segurança antes da Peralta(da).
Blz? Não precisa desistir de correr com agente, queremos concorrência pro Raoni, Otávio e Felipe! Só tente ser mais paciente!
Eduardo Gaensly
Eduardo Gaensly
Campeão Mundial
Campeão Mundial


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by ricaramos 22/10/2008, 19:14

Opa, nem pensar, o contrato com a Eagle é pra vc tirar primeiro e desbancar o Raoni e levar a equipe pra primeiro no MUNDIAL, digo mais, Universar!

Sem contar que a Eagle gastou milhoões!
ricaramos
ricaramos
2º Piloto
2º Piloto


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Dener 22/10/2008, 19:27

então edu!! isso só melhora a minha situação, eu não desrespeitei nenhuma dessas regras, olha a qual distância eu tava do Italo quando eu fiz a curva! olha onde eu retomei a aceleração, ja tava quase na "mini reta", em voltas normais eu retomava no meio da curva, olha aonde eu acelerei, durante a curva eu nem acelerei, só manti o carro na mesma velocidade, até soltei um pouco, eu só retomei quando vi o italo indo pro lado de dentro, só que ele voltou repentinamente e a velocidade que ele tava era mto inferior a minha, eu estava acelerando, fiz o que pude pra desviar! eu não cortei o traçado, não cortei a tangência, permaneci dentro do ângulo de visão dele e só tentei ultrapassar quando ele supostamente tinha aberto... veja o vídeo em fullscreen!

o próprio Italo ja veio dizer que eu não tive culpa do acidente e vcs continuam rígidos, tem que haver negociação... Afinal é ou não é um campeonato pra diversão de todos?


aqui o acidente do raoni em condições MUITO parecidas:
http://br.youtube.com/watch?v=TdPtiPqeF58

o acidente foi tão igual que nem o Raoni tava sabendo... e eu só fiquei sabendo que o Italo rodou por culpa de um "toque" meu no final da corrida, assim como o Raoni.


ricaramos wrote:Opa, nem pensar, o contrato com a Eagle é pra vc tirar primeiro e desbancar o Raoni e levar a equipe pra primeiro no MUNDIAL, digo mais, Universar!

Sem contar que a Eagle gastou milhoões!

bem cara, eu mudei meu pedido lá no tópico de equipes, eu em tese poderia mudar denovo até amanhã, o problema é a mão de obra que isso vai dar... vc ja é o quarto que vem falar que eu não deveria ter mudado de equipe.... oq vc acha? é pra eu voltar mesmo?
eu só acho que vai ser um puta pé no saco pra quem tá organizando lá eu mudar de equipe denovo.
Dener
Dener
2º Piloto
2º Piloto


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Thiago Lemos 22/10/2008, 22:31

Dener, eu escrevi no comunicado mas vou deixar mais claro:

você não foi desclassificado por ter batido no Italo só. Foi punido pelo excessivo numero de acidentes e comportamento na pista.


Sobre mudar de equipe de novo, vc pode, ora. O problema é que uma hora dessa o Sérgio se suicidou ehehe

Thiago Lemos
Tri-campeão mundial
Tri-campeão mundial


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Dener 22/10/2008, 22:34

Thiago Lemos wrote:Dener, eu escrevi no comunicado mas vou deixar mais claro:

você não foi desclassificado por ter batido no Italo só. Foi punido pelo excessivo numero de acidentes e comportamento na pista.


Sobre mudar de equipe de novo, vc pode, ora. O problema é que uma hora dessa o Sérgio se suicidou ehehe

um?
comportamento na pista? ser rápido? fazer ultrapassagens? brincadeiras antes da corrida? who?
eu andei normal!
Dener
Dener
2º Piloto
2º Piloto


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Thiago Lemos 22/10/2008, 22:37

eu falei láaa na página anterior...o motivo sempre foi esse, o excesso de incidentes. Se vc entendeu que tá sendo punido SOMENTE pelo acidente de Indy, você que entendeu errado.

quotando as razões da sua punição:

No comunicado tá escrito isso:

Thiago Lemos wrote:
Atenção

Por 4 votos a 0, o conselho analisou nos últimos dias o replay e o histórico de acidentes de Dener Silveira e decidiu pela desclassificação do mesmo da corrida de Indianápolis.

Por histórico de acidentes, leia-se (eu falei láaa na página anterior, também):



Thiago Lemos wrote:

dener, vc bateu em mim em spa do mesmo jeito que bateu no italo em indy.
bateu no Julio Silva em plena reta de Dijon. Foi punido.

Largou em ultimo em nurburgring e bateu antes da primeira curva

em zandvoort sua ultrapassagem no john teve um leve totó nele que foi questionável - o john mesmo reclamou.

em monza, teve aquele problema de falar "SAI" no chat, q pegou mal, mas q só gerou uma advertencia.

e indy, teve esse acidente multiplo.

é muita coisa em pouco tempo, né?

não há incoerencia nenhuma entre o que foi falado

outra coisa: foram 4 votos a 0.

Thiago Lemos
Tri-campeão mundial
Tri-campeão mundial


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Dener 22/10/2008, 23:06

punição por histórico (???)
legal né? punição por incidentes de corridas passadas bla bla bla...
falem logo que me puniram porque quizeram que fica menos estranho pra vcs.
pq não puniram antes?
e se não foi por causa de indy, porque me desclassificaram?
que seja, por histórico, por vontade, por antipatia, por raiva, por sei la oq... vamos pro mexico e assunto encerrado.
Dener
Dener
2º Piloto
2º Piloto


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Thiago Lemos 22/10/2008, 23:15

volte na minha mensagem anterior.

Thiago Lemos
Tri-campeão mundial
Tri-campeão mundial


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by John White 23/10/2008, 00:10

IZEE!

Compreendo o motivo de toda a balbúrdia!

só não entendi muito bem uma coisa, deve ser porque sou ignorante mesmo. . .

Muitas vezes a F1 é Fórmula fila sim ..ou então a lei de que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, foi literalmente pro espaço!

Só para deixar bem claro: EU FUI TOCADO EM ZAND!

e jamais em tempo algum eu sofreria uma ultrapassagem daquela, naquele ponto, naquele momento e daquela maneira...se a competição fosse na carne...quem ler que entenda.

Por isso passar por cima nãão póóóde (genericamente falando sem sugerir que alguém o faça) temos que ser mais maneiros mesmo...sobre as discussões acho saudáveis, mas tenho uma leve impressão de que devemos nos respeitar...e nesse quezito estamos muito bem...ah dentro e fora das pistas...

Conclusão: As vezes não dá pra ultrapassar pronto e acabou
John White
John White
Piloto de testes
Piloto de testes


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by medeleta 23/10/2008, 03:21

ô dener
nao complica. vc foi punido antes... nao faz bafafá.
não tem corecoré
larga de parangolé!


sabe cumé?

medeleta
Campeão Mundial
Campeão Mundial


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by tio italo 23/10/2008, 10:23

Se já foi punido antes, não cabe desclassificação por causa de incidentes anteriores, só Indianapolis poderia estar em questão.
tio italo
tio italo
Vice-campeão mundial
Vice-campeão mundial


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Bruno Saboia 23/10/2008, 10:49

Vendo o replay que o Dener postou, sendo sincero e imparcial, não acho que foi culpa dele.

Nós temos que lembrar duas coisas:

Primeiro que o sistema de multiplayer e colisão do GPL não é lá essas coisas.

Segundo que acidentes acontecem, você está correndo a 300km/h por hora em um carro sem grip, o da frente erra, tem o fator supracitado pra atrapalhar...

Não vi o Dener desrespeitar o Ítalo em nenhum momento...
bem... minha humilde e inválida opinião apenas.

Bruno Saboia
Piloto de Kart
Piloto de Kart


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by medeleta 23/10/2008, 18:29

olha, eu concordo com o bruno tb, mas acho que o conselho decidiu e nós não temos muito como mudar as coisas... acho q cabe ao dener e eles resolverem isso.


Agora, acho que uma pessoa pode ser punida pelo "conjunto da obra" sim. Se ele teve ou nao teve culpa em indy, é outro mérito. Agora, se vc causa 4 acidentes em 5 corridas, algo está errado. E isto só vai poder ser avaliado olhando todas as corridas em perspectiva.
E isto consta no regulamento e tudo mais.

medeleta
Campeão Mundial
Campeão Mundial


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Caio Lucci 24/10/2008, 02:35

Bruno Saboia wrote:Vendo o replay que o Dener postou, sendo sincero e imparcial, não acho que foi culpa dele.

Nós temos que lembrar duas coisas:

Primeiro que o sistema de multiplayer e colisão do GPL não é lá essas coisas.

Segundo que acidentes acontecem, você está correndo a 300km/h por hora em um carro sem grip, o da frente erra, tem o fator supracitado pra atrapalhar...

Não vi o Dener desrespeitar o Ítalo em nenhum momento...
bem... minha humilde e inválida opinião apenas.


finalmente alguem que concorda comigo aqui !!!!!
Caio Lucci
Caio Lucci
Bi-campeão mundial
Bi-campeão mundial


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by medeleta 24/10/2008, 13:12

uai caio e vc é do conselho...

medeleta
Campeão Mundial
Campeão Mundial


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Dener 24/10/2008, 20:46

e ainda disseram que a idéia da punição foi sua O.o


sobre a ultrapassagem tão polemica em cima do john, esse ano fizeram uma igualzinha num hairpin, não sei se foi em magny cours ou no canadá, mas foi numa travada de roda, bateu a roda dianteira do carro de dentro na do carro de fora, ele espalhou (sem mais danos, ou perca de tempo excessiva) e ninguém sequer falou que foi desleal... Claro que na situação online PODERIA dar lag bem na hora e sair um dos dois voando, o que não aconteceu... se não aconteceu... Wink Rolling Eyes

mas como já disse, ja desisti... querem me punir porque querem, então me punam! auhau :}
Dener
Dener
2º Piloto
2º Piloto


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by John White 24/10/2008, 21:45

...não acho que haja polêmica sobre sua ultrapassagem na holanda. Eu não fiz alguma reclamação formal, e não houve punição.

Mas percebam que pilotar esses carros velozes, requer uma certa doze de cautela! Não é seguro andar próximo, e por isso dos acidentes. E esse problema tem sido o grande gerador dos bate papos daqui...as ultrapassagens.

Elas são verdadeiras merecedoras da precisão e assertividade. Existem os locais ditos como pontos, que são aqueles utilizados para a prática da troca de posições...tudo pela clara falta de segurança...

Para realizar essa prática sobre adversários mais lentos ou retardatários, devesse redobrar a atenção. Não há a possibilidade de se manter a velocidade usual sem que haja problemas. O recomendado é esperar pela ideal oportunidade. Afinal de contas dependendo da velocidade do veículo adiante ele tem de sair do traçado habitual, oque pode provocar distúrbios...não é simplismente continuar acelerando...tem de haver respeito tb pelo retardatário...por isso que é muito importante a constância e a inteligência em uma corrida...

Só para deixar uma coisa clara, gostaria de dizer que não tenho nenhum peso sobre qualquer decisão do conselho. Sou greenpea no gplbrasil, e minha força é muito pequena...talvés nem seja o meu objetivo. Só mesmo o de me divertir...mas de uma maneira saudável...Dener, tenho certeza de que todos os competidores querem que vc participe conosco de novos eventos. Acho que todo o norte está na sua manutenção no campeonato!
John White
John White
Piloto de testes
Piloto de testes


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Thiago Lemos 24/10/2008, 23:49

Ok, isso tá ficando chato e repetitivo. Mas vamos lá.

O caio acha realmente q não foi culpa dele, mas foi dele sim a ideia de dar DQ pra vc, punição que os demais concordaram. Aliás, desde nurburgring vc tava merecendo esse tipo de punição, mas foi dada uma chance.

Dener, vc já sabe pq foi punido, já falei mais de uma vez. Pare de achar que há uma conspiração contra você, tá parecendo esses chorões da F1 atual. Eu pessoalmente, quero mais é que você, raoni, gamper, etc andem juntos e batam pra eu passar e ganhar kkkkkkk. Pega o espírito do jogo e se divirta. Essa é a era dos gentleman drivers, de pilotos que, apesar da competição, de quererem ganhar, eram amigos e se divertiam juntos.

Como eu sempre falo, com cuidado e educação: essas punições são pra conscientizar de que devemos correr forte, mas respeitando o nosso limite e o dos outros, que querem se divertir tanto quanto você. Mas tem que ter um mínimo de regras, senão vira uma zona.

Seguinte, a punição foi essa, a gente do conselho discutiu e rediscutiu...e a punição está mantida.

Espero que a discussão se encerre e vamos pro México nos concentrar.

Thiago Lemos
Tri-campeão mundial
Tri-campeão mundial


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Eduardo Gaensly 24/10/2008, 23:56

E quem postar mais um pio sobre esse assun to, vai ser punido! banana2
Eduardo Gaensly
Eduardo Gaensly
Campeão Mundial
Campeão Mundial


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by alex 25/10/2008, 00:42

piu...

ps: desculpem mas era tao infame q nao aguentei... What a Face


Last edited by alex on 25/10/2008, 00:59; edited 1 time in total
alex
alex
Piloto de testes
Piloto de testes


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Caio Lucci 25/10/2008, 00:42

a ideia do DQ foi minha justamente pra aliviar pro teu lado...
Caio Lucci
Caio Lucci
Bi-campeão mundial
Bi-campeão mundial


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by medeleta 26/10/2008, 01:00

neguinho do conselho dando corda pra polemica sobre as decisoes do proprio conselho merecia um cocão baiano aqui em casa.
Wink

medeleta
Campeão Mundial
Campeão Mundial


Back to top Go down

GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL - Page 3 Empty Re: GP DE INDIANÁPOLIS - RESULTADO OFICIAL

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Page 3 of 4 Previous  1, 2, 3, 4  Next

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum